Seleção de bolsistas para duas vagas de pós-doutoramento, em conformidade com o regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES (Portaria Nº 086, DE 03/07/2013), junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo.

A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Pós-Graduação em Literatura Brasileira, em conformidade com a portaria Nº 086, DE 03/07/2013, referente ao Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, abre inscrições para processo de seleção de dois bolsistas de pós-doutorado com início de vigência no primeiro semestre de 2017.

Uma das bolsas será concedida preferencialmente para docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício, em afastamento (modalidade “c”), com duração de até 12 meses, sem possibilidade de prorrogação; a outra bolsa será concedida preferencialmente para candidatos brasileiros ou estrangeiros sem vínculo empregatício (modalidades “a” e “b”) por período de 12 meses, com possibilidade de renovação para até outros 12 meses.

Os candidatos devem apresentar:
- Projeto de pesquisa relacionado a uma das quatro linhas de pesquisa do Programa (A poesia no Brasil; A prosa no Brasil; Historiografia e crítica literárias; Literatura, as demais artes e outras áreas do conhecimento);
- Parecer do docente responsável pela supervisão;
- Plano de atividades e cronograma a ser desenvolvido junto ao Programa;
- Currículo Lattes ou, para estrangeiros, currículo preenchido em conformidade com as orientações da referida Portaria;
- Cópia de diploma de doutorado válido no Brasil.

As inscrições serão recebidas entre os dias 19 de outubro e 11 de novembro de 2016, pessoalmente, das 14h às 18h, na Secretaria do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, ou pelo correio (enviar a documentação – data máxima para postagem: 11 de novembro de 2016 - para Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 CEP: 05508-900 - Cidade Universitária São Paulo - SP / Brasil, indicando no envelope o assunto PNPD — Literatura Brasileira).

A avaliação dos documentos e a classificação dos candidatos serão feitas pela Comissão Coordenadora do Programa até o dia 12 de dezembro de 2016.

A Portaria que regulamenta o Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/CAPES) pode ser consultada em: