O número 21 da Machado de Assis em linha acaba de ser publicado.

Este número inclui artigos de Regina Zilberman e Antonio Dimas, que tratam de aspetos diversos da correspondência de Machado de Assis. Há também a análise de narradores machadianos em artigos de Carlos Pires e Nathaniel Wolfson que abordam “O alienista” e MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS respectivamente.

João Albuquerque e Juracy Assmann Saraiva debatem questões referentes à alegoria nacional e seus limites na literatura, a partir do ensaio machadiano “Instinto de Nacionalidade” e de uma leitura comparada do romance memorialístico de Brás Cubas e da obra LEITE DERRAMADO, de Chico Buarque.

Rogério Fernandes dos Santos reflete sobre o problema do gênero romanesco dentro do próprio romance numa leitura de RESSURREIÇÃO e Diego do Nascimento Flores analisa o caso de uma tradução de Machado de Assis para a canção “Satan Marié”, de Gustave Nadaud.

A seção “Da tradição crítica” presta homenagem a Antonio Candido com a publicação de dois ensaios de assunto machadiano: “Duas Notas” e “Prefácio de um livro". Você pode ler gratuitamente o novo número da MAEL no seguinte link: http://machadodeassis.fflch.usp.br/

Copyright © 2015 - Literatura Brasileira - USP