Lançamento: Teresa - Revista de Literatura comemora vinte anos com homenagem a Otto Maria Carpeaux

É com orgulho que a Área de Literatura Brasileira anuncia o lançamento do vigésimo número da Teresa – Revista de Literatura Brasileira. A publicação, que neste ano comemora vinte anos de existência, apresenta um dossiê dedicado ao crítico Otto Maria Carpeaux, além de implementar um projeto gráfico novo, assinado pelo designer André Stefanini. A revista está disponível para leitura on-line e download no link: https://www.revistas.usp.br/teresa/issue/view/10856.

 

Teresa nº 20 – Homenagem a Otto Maria Carpeaux

Nesta edição, a Teresa homenageia o historiador da literatura, jornalista e ensaísta Otto Maria Carpeaux. O crítico precisou fugir da Europa durante a ascensão nazista e chegou ao Brasil em 1939, ano em que eclodiu a II Guerra Mundial. Em pouco tempo, Carpeaux aprendeu o idioma português e já no ano de 1941 começa a contribuir com artigos sobre literatura e política internacional para o jornal Correio da Manhã, do Rio de Janeiro. Nas décadas seguintes à sua chegada, Carpeaux vai contribuir significativamente para os estudos literários no Brasil, bem como para a divulgação de escritores estrangeiros no Brasil.

 

Neste sentido, a Teresa – Revista de Literatura Brasileira buscou, nesta edição, contemplar os diversos ramos de interesse cultivados por Otto Maria Carpeaux – desde sua atuação como ensaísta e jornalista, passando pela recepção de suas principais obras, suas contribuições aos estudos machadianos e sua inserção no círculo literário carioca a partir dos anos 1940. Além disso, a revista apresenta um conjunto significativo de inéditos ou textos raros do autor, dos quais destacam-se os ensaios “Aspectos sociais da literatura brasileira” e “Contos de Machado de Assis”. Completam o dossiê uma pesquisa iconográfica, incorporando à presente edição, cartas, dedicatórias e material fotográfico. A edição foi organizada pelos professores André Luís Rodrigues, Augusto Massi, Erwin Torralbo Gimenez e pelo doutorando do programa de pós-graduação em Literatura Brasileira Guilherme Mazzafera Vilhena, além da edição técnica de Guilherme Tauil.

 

Além do dossiê temático, a Teresa – Revista de Literatura Brasileira apresenta uma seção de resenhas, poemas de Júlio Castañon Guimarães e Bruna Beber e o ensaio “Teatro e abolição: A cabana do pai Tomás nos palcos brasileiros”, do professor João Roberto Gomes de Faria.

 

Teresa 20 anos em 2020

Vigésima edição, vinte anos de atuação no ano de 2020: a Teresa – Revista de Literatura Brasileira chega à sua segunda década de vida com uma reformulação do projeto gráfico desenvolvida pelo designer André Stefanini. A revista, que até a 14ª edição foi publicada impressa em parceria com a Editora 34, passou a ser disponibilizada em meios digitais nos números seguintes. O projeto gráfico buscou contemplar a especificidade do meio digital sem descuidar das escolhas editoriais características da Teresa, que busca privilegiar nas suas edições o ensaio analítico, a pesquisa documental, a produção artística brasileira e a atenção ao cenário literário atual.

 

Nas palavras dos editores: “Teresa entrou na casa dos vinte. Não vai morrer na praia. Teresa está em forma. Otto Maria Carpeaux estampado na capa. Teresa está de volta. Teresa está saindo. Teresa está nas ruas.”

Categoria
Notícia
Imagem
Teresa - Capa Otto Maria Carpeaux