Estrutura

Mestrado
O curso de mestrado em Literatura Brasileira prevê o cumprimento de 96 créditos: 16 em disciplinas e 80 relativos à dissertação de mestrado. A dissertação de Mestrado resulta de trabalho supervisionado, no qual se espera que o aluno demonstre capacidade de sistematização crítica do conhecimento acumulado sobre o tema tratado e de utilização de métodos e técnicas na pesquisa de fontes, bem como na análise e interpretação de textos relacionados às quatro linhas de pesquisa do Programa, visando desenvolvimento acadêmico ou profissional na área de Literatura Brasileira. No curso de Mestrado, o prazo para depósito da dissertação é de 30 meses. O prazo máximo para a inscrição no exame de qualificação após o ingresso do aluno no mestrado é de 13 meses.

Doutorado
O curso de doutorado em Literatura Brasileira compõe-se de 176 créditos, 16 em disciplinas e 160 relativos à tese de doutorado. A tese de Doutorado resulta de trabalho supervisionado, que represente contribuição original para os estudos da produção literária brasileira, visando desenvolvimento acadêmico ou profissional, de acordo com as quatro linhas de pesquisa do Programa. No curso de Doutorado, o prazo para depósito da tese é de 54 meses. O prazo máximo para a inscrição no exame de qualificação após o ingresso do aluno é de 27  meses.

Doutorado direto
O Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira só aceita a transferência para Doutorado Direto dos alunos matriculados em nível de Mestrado, quando por ocasião da realização do Exame de Qualificação houver indicação expressa da maioria dos membros da banca examinadora e o aluno ainda tiver tempo hábil para o cumprimento das exigências decorrentes de tal transferência. Para o doutorado direto serão necessários, para integralização do curso, 192 créditos, sendo 32 obrigatoriamente cumpridos em disciplinas, e 160 em tese. A tese para o Doutorado Direto deve seguir as mesmas diretrizes e cumprir as mesmas exigências de uma tese de Doutorado. No curso de doutorado direto, o prazo para depósito da tese é de 66 meses. O prazo máximo para a inscrição no exame de qualificação após o ingresso do aluno é de 27  meses.

Copyright © 2015 - Literatura Brasileira - USP