Biblioteca virtual

BASE - Bielefeld Academic Search
Mecanismo de busca da Universitat Bielefeld que provê acesso a mais de 150 milhões de documentos, de aproximadamente 7.000 fontes (periódicos, repositórios institucionais, coleções digitais etc.), possibilitando o acesso a cerca de 60% dos documentos gratuitamente.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
O projeto da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin iniciou-se em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. Parte do acervo está digitalizado e disponível para consulta pública.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
Biblioteca digital cujo objetivo é integrar, em um único portal, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país, disponibilizando um catálogo nacional em texto integral.

Biblioteca Digital da Biblioteca Nacional
A página disponibiliza para consulta online mais de 700 mil documentos relacionados ao Brasil, tais como mapas, fotografias, livros raros etc.

Biblioteca Digital das Artes do Espetáculo
Coleções completas das primeiras revistas brasileiras destinadas ao cinema, além da coleção de textos teatrais editados em forma de folhetos entre o século XIX e a primeira metade do XX.

Biblioteca Florestan Fernandes - (SBD-FFLCH- USP)
O site da Biblioteca da FFLCH reúne informações e serviços úteis para o pós-graduando e pesquisador de literatura brasileira. Por meio dele é possível acessar diversos bancos de dados do Brasil e exterior, consultar o banco de dados de teses e dissertações da USP e receber informações sobre o serviço de comutação bibliográfica nacional e internacional (Comut e IFLA) dentre outras facilidades.

Domínio Público – MEC
O site disponibiliza para consulta e download gratuito obras literárias, artísticas e científicas em domínio público.

E-Dicionários de Termos Literários
Ligado ao Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, da Universidade Nova de Lisboa, o dicionário virtual reúne em mais de 1.500 entradas os termos técnicos empregados nas teorias da literatura e crítica literária.

Fundação Biblioteca Nacional
Página institucional da Biblioteca Nacional, contem informações sobre editais, procedimentos para consulta, além de acesso aos catálogos.

Gallica
Biblioteca Virtual da Bibliothèque Nacionale de France, disponibiliza para consulta e download gratuito vasto material bibliográfico, iconográfico e sonoro.

Guia Bibliográfico da FFLCH
Este Guia Bibliográfico reúne um conjunto de verbetes, escritos pelos diversos professores da unidade, de forma a orientar os estudantes e interessados em geral a realizar pesquisas sobre os mais variados temas, autores e obras. Cada verbete apresenta uma bibliografia sugerida sobre o tema em questão.

Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional
A página disponibiliza para consulta online uma ampla coleção de periódicos (jornais, revistas, anuários, boletins, etc.). A coleção abrange desde os primórdios da imprensa no Brasil no séc. XIX até meados do séc. XX.

Internet Archive
A Página da Internet Archive reúne material multimídia e o disponibiliza gratuitamente para download. Estão disponíveis em seu acervo filmes, gravações de áudio, músicas, concertos etc.

Jstor
Sistema online norte-americano de arquivamento de periódicos acadêmicos. Para o acesso, informe-se junto à Biblioteca Florestan Fernandes.

Internet Archive

Literatura Digital – Biblioteca de literaturas de língua Portuguesa
Ligada ao Núcleo de pesquisas em informática, literatura e linguística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, a página disponibiliza para consulta e download gratuito obras literárias de literaturas de língua portuguesa.

Muse Project
Banco de dados norte-americano que dá acesso a publicações acadêmicas na área de ciências sociais e humanidades.

Projecto Vercial
Site com informações sobre autores e obras de língua portuguesa, da Idade Média aos dias atuais.