Jornada Luiz Gama & Machado de Assis

No dia 21 de junho participe da Jornada Luiz Gama & Machado de Assis, que marca a data de aniversário de nascimento de duas figuras decisivas na história da cultura brasileira do século XIX. A jornada será realizada das 9h às 17h, na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). O evento é gratuito e possui vagas limitadas. A participação é condicionada à realização de inscrição prévia.

Chamada de trabalhos: Teresa - Revista de Literatura Brasileira, nº 19 e 20. Dossiês: "Literatura e Cinema no Brasil" e "Contos Brasileiros

A Teresa – Revista de Literatura Brasileira, publicação do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, espera receber contribuições para os seus dois próximos números. O número 19 da revista terá um dossiê dedicado aos estudos sobre Literatura e Cinema no Brasil. Já o número 20 terá como tema Contos Brasileiros. O prazo para envio de trabalhos, tanto para o número 19 como para o número 20, é 26 de junho de 2017.

Chamada em aberto: Opiniães nº 11. Dossiê: Autores-Editores

A Opiniães - Revista dos Alunos de Literatura Brasileira está recebendo trabalhos para seu 11º número. Artigos e resenhas devem ser submetidos em conformidade com as normas da revista e serão recebidos até o dia 07 de agosto de 2017 via sistema no endereço www.revistas.usp.br/opiniaes.

O número 11 da Opiniães será destinado ao tema Autores-Editores. Autores de literatura brasileira que ‒ reconhecidamente, indiscutivelmente e em primeiro lugar autores ‒ se dedica[ra]m em algum momento da vida também ao ofício de editores ou desempenha[ra]m funções editoriais relacionadas a suas próprias publicações (livros, revistas etc.) ou à(s) de outrem.

Seminário "Grande Sertão: Veredas: o romance-abismo", com o Prof. Dr. Vincenzo Arsillo (Università Ca'Foscari Venezia)

O seminário "Grande Sertão: Veredas: o romance-abismo" será composto por quatro conferências ministradas pelo Prof. Dr. Vincenzo Arsillo (Università Ca'Foscari Venezia). As conferências serão realizadas nos dias 4, 11, 18 e 23 de maio, na sala 266 do Prédio de Letras, a partir das 14h.

Inscrições para ouvintes: III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira

Estão abertas até 15 de março as incrições para ouvintes para o III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira (III SPPGLB). O evento será realizado entre os dias 20 e 24 de março na sala 14 do Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais. A programação do evento inclui mesas de pós-graduandos e pós-doutorandos do programa e conferências de Milton Hatoum, Sérgio Alcides, Telê Ancona Lopez e Maria Rita Kehl.

Lançamento: Teresa: Revista de Literatura Brasileira nº 17

Acaba de ser lançada o número 17 da Teresa: Revista de Literatura Brasileira. Esta edição apresenta o dossiê temático "Autoritarismo e violência", com artigos de Joachim Michael, Marcus Rogerio Salgado, Leila Lehnen, Sophia Beal, Táscia Oliveira Souza, Jovita Maria Gerheim Noronha, Rosani Ketzer Umbach e Vítor Souza Lima Blotta. A revista apresenta ainda as seções "Documentos", "Entrevista", "Resenhas" e "Contribuições". Leia mais.