Chamada de trabalhos ­ — Opiniães nº 13. Dossiê: Circulação da Literatura Brasileira no Exterior

Opiniães: Revista dos Alunos de Literatura Brasileira (Qualis B5) tratará da circulação da literatura brasileira no exterior em seu dossiê temático para a edição de número 13, a ser publicada no fim do segundo semestre de 2018. A revista também destina espaço para a publicação de artigos de tema livre, resenhas, ensaios, traduções inéditas e criação literária. A submissão dos textos deverá seguir as normas da revista e deve ser feita até o dia 12/08/2018, via sistema, pelo endereço eletrônico www.revistas.usp.br/opiniaes. Clique no link para ler a chamada de trabalhos completa.

Evento de lançamento: Poesia Completa de Alberto da Cunha Melo

No dia 19 de dezembro a Livraria da Vila e a Editora Record realizarão o lançamento da poesia completa de Alberto da Cunha Melo. Haverá leitura de poemas e debate sobre a produção do autor com a Cláudia Cordeiro Tavares da Cunha Melo, Martim Vasques da Cunha, Isabel de Andrade Moliterno e Rafael Tahan (discente do nosso Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira), com mediação de Dionisius Amendola. O evento começa às 19h e será realizado na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

Chamada de trabalhos: Opiniães 12 - Dossiê: Nos limiares líricos

O próximo número da Opiniães – Revista dos Alunos de Literatura Brasileira (Qualis B4), revista discente do nosso programa, terá como tema Nos limiares líricos, um dossiê dedicado aos estudos que abordem os momentos limiares da poesia no Brasil, em que o signo poético apresenta-se carregado de tensões – sejam elas estéticas, históricas ou sociais.  A revista recebe também contribuições para as seções de tema livre, voltada para os diferentes debates que permeiam os estudos da literatura brasileira; resenhas, sem restrição à data de publicação da obra; criação literária, destinada a publicação de poemas, contos e crônicas. A chamada de artigos é destinada a pesquisadores de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, vinculados a instituições acadêmicas diversas. O prazo para submissão se encerra no dia 31 de janeiro de 2018 e a publicação ocorrerá ao final do primeiro semestre. Clique em "Leia mais" para ler o texto completo da chamada.

Chamada de trabalhos: 80 anos de João Antônio

Em homenagem aos 80 anos de João Antônio (1937-2017) reuniremos professores, pesquisadores e interessados em geral para discutir e refletir sobre a obra e a vida do escritor paulistano. Nos últimos 20 anos, observa-se a consolidação da sua obra como tema de estudos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, em diferentes universidades brasileiras. Almejamos propiciar um momento de interação e integração desses pesquisadores, tanto para retomar elementos analisados quanto para considerar novas potencialidades de reflexão sobre João Antônio.

Lançamento: Machado de Assis em Linha #21 (Agosto/2017)

O número 21 da Machado de Assis em linha acaba de ser publicado.

Este número inclui artigos de Regina Zilberman e Antonio Dimas, que tratam de aspetos diversos da correspondência de Machado de Assis. Há também a análise de narradores machadianos em artigos de Carlos Pires e Nathaniel Wolfson que abordam “O alienista” e MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS respectivamente.

Jornada Luiz Gama & Machado de Assis

No dia 21 de junho participe da Jornada Luiz Gama & Machado de Assis, que marca a data de aniversário de nascimento de duas figuras decisivas na história da cultura brasileira do século XIX. A jornada será realizada das 9h às 17h, na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). O evento é gratuito e possui vagas limitadas. A participação é condicionada à realização de inscrição prévia.

Chamada de trabalhos: Teresa - Revista de Literatura Brasileira, nº 19 e 20. Dossiês: "Literatura e Cinema no Brasil" e "Contos Brasileiros

A Teresa – Revista de Literatura Brasileira, publicação do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, espera receber contribuições para os seus dois próximos números. O número 19 da revista terá um dossiê dedicado aos estudos sobre Literatura e Cinema no Brasil. Já o número 20 terá como tema Contos Brasileiros. O prazo para envio de trabalhos, tanto para o número 19 como para o número 20, é 26 de junho de 2017.

Chamada em aberto: Opiniães nº 11. Dossiê: Autores-Editores

A Opiniães - Revista dos Alunos de Literatura Brasileira está recebendo trabalhos para seu 11º número. Artigos e resenhas devem ser submetidos em conformidade com as normas da revista e serão recebidos até o dia 07 de agosto de 2017 via sistema no endereço www.revistas.usp.br/opiniaes.

O número 11 da Opiniães será destinado ao tema Autores-Editores. Autores de literatura brasileira que ‒ reconhecidamente, indiscutivelmente e em primeiro lugar autores ‒ se dedica[ra]m em algum momento da vida também ao ofício de editores ou desempenha[ra]m funções editoriais relacionadas a suas próprias publicações (livros, revistas etc.) ou à(s) de outrem.

Seminário "Grande Sertão: Veredas: o romance-abismo", com o Prof. Dr. Vincenzo Arsillo (Università Ca'Foscari Venezia)

O seminário "Grande Sertão: Veredas: o romance-abismo" será composto por quatro conferências ministradas pelo Prof. Dr. Vincenzo Arsillo (Università Ca'Foscari Venezia). As conferências serão realizadas nos dias 4, 11, 18 e 23 de maio, na sala 266 do Prédio de Letras, a partir das 14h.