Notícias

Lançamento: O sino e o relógio - uma antologia do conto romântico brasileiro

Membro há

4 anos 4 meses
Por ocasião do lançamento do livro O sino e o relógio - uma antologia do conto romântico brasileiro, o professor Vagner Camilo concedeu uma entrevista ao jornalista Roberto C. G. Castro, do Jornal da USP. A obra, que foi publicada pela editora Carambaia, é fruto de uma pesquisa que durou mais de dez anos e foi desenvolvida em parceria com o também docente da área Hélio de Seixas Guimarães. O áudio da entrevista pode ser ouvido clicando neste link e a matéria na íntegra está reproduzida no nosso site.

Lançamento: Teresa - Revista de Literatura comemora vinte anos com homenagem a Otto Maria Carpeaux

Membro há

4 anos 4 meses
É com orgulho que a Área de Literatura Brasileira anuncia o lançamento do vigésimo número da Teresa – Revista de Literatura Brasileira. A publicação, que neste ano comemora vinte anos de existência, apresenta um dossiê dedicado ao crítico Otto Maria Carpeaux, além de implementar um projeto gráfico novo, assinado pelo designer André Stefanini. A revista está disponível para leitura on-line e download no link: https://www.revistas.usp.br/teresa/issue/view/10856.

Chamada de trabalhos: Teresa nº 22 João Cabral de Melo Neto: poesia e outras linguagens

Membro há

4 anos 4 meses

A revista Teresa, publicação do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, espera receber contribuições para o seu próximo número. Solicitamos aos autores que, ao enviarem os manuscritos, observem e respeitem rigorosamente as normas de publicação expostas neste site, na seção “Submissões”. O prazo para envio de trabalhos é 31 de maio de 2020. Aceitamos artigos e resenhas de doutores, doutorandos e mestres. Aceitamos resenhas de mestrandos.

Chamada para comunicação do Colóquio Orides Fontela: 50 anos de Transposição

Membro há

4 anos 4 meses

CHAMADA PARA COMUNICAÇÕES

As propostas de comunicação, constituídas por título, um resumo de 200 a 300 palavras e 5 palavras-chave, deverão ser enviadas para coloquiooridesfontela@gmail.com, juntamente com uma pequena nota biobibliográfica do autor. As comunicações não podem ultrapassar os vinte minutos.

Datas importantes 
Submissão de propostas: até 16 de agosto de 2019.
Notificação de aceite: até 6 de setembro de 2019.

Lançamento MAEL nº 25 - Machado de Assis em Tradução

Membro há

4 anos 4 meses

A revista MAEL - MAchado de Assis em Linha, que completou uma década de existência no ano de 2018 chega à sua 25ª edição, com o dossiê "Machado de Assis e a tradução", organizado pelos professores Pedro Meira Monteiro, da Princeton University, e Walter Costa, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal do Ceará. Além do dossiê sobre tradução, o número apresenta outros cinco artigos, que focalizam o romance e o conto de Machado de Assis e duas resenhas. 

Chamada para apresentação de trabalhos no V Seminário de Pós-Graduação em Literatura Brasileira - Modalidade Iniciação Científica

Membro há

4 anos 4 meses

Neste ano o seminário dedicará um dia da sua programação para apresentações de pesquisas realizadas pelos alunos de iniciação científica. As mesas de iniciação científica serão compostas, cada uma, de dois ou três alunos (que farão, cada um, uma apresentação de 15 minutos sobre seu trabalho em andamento) e de pós-graduando ou especialista atuante na linha de pesquisa relacionada (que comentará as apresentações e mediará o debate).

Podem se inscrever para apresentação de trabalhos alunos regularmente matriculados no curso de Letras e que desenvolvam pesquisas de iniciação científica com algum dos professores do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira*. Os alunos que tiverem tido sua proposta selecionada para apresentação terão direito a certificado e seus resumos expandidos serão publicados nos anais do seminário (em formato eletrônico).

Edital de bolsas de Mestrado e Doutorado CAPES e CNPq para o Programa de Literatura Brasileira

Membro há

4 anos 4 meses

O Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas divulgou em seu site o Edital de bolsas de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira. As inscrições devem ser realizadas pessoalmente na secretaria do DLCV, entre os dias 16 e 24 de janeiro. Os resultados serão publicados no dia 4 de fevereiro de 2019.

 

Para ler o edital completo, clique aqui.

Chamada de trabalhos: Revista Teresa, nº 20. Dossiê: Otto Maria Carpeaux

Membro há

4 anos 4 meses

A revista Teresa, publicação do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, abre chamada de trabalhos para a sua próxima edição, que trará um dossiê temático em homenagem ao crítico Otto Maria Carpeaux. O prazo para envio de trabalhos é 31 de janeiro de 2019.  A revista artigos e resenhas de doutores, doutorandos e mestres; e resenhas de mestrandos.

Chamada de trabalhos: Opiniães, nº 14. Dossiê: A tragédia e o trágico na literatura brasileira

Membro há

4 anos 4 meses

A Revista Opiniães (Qualis B5) tratará do tema da tragédia e do trágico na literatura brasileira em seu dossiê temático para a edição de número 14, a ser publicada no primeiro semestre de 2019. A Opiniães – Revista dos alunos de literatura brasileira (USP) convida estudantes e pesquisadores a submeterem artigos e ensaios que abordem o tema da tragédia e do trágico na literatura brasileira. A submissão dos textos deverá seguir as normas da revista e deve ser feita até o dia 19/02/2019, via sistema, pelo endereço eletrônico www.revistas.usp.br/opiniaes.

Chamada de trabalhos: V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira

Membro há

4 anos 4 meses

Em março de 2019, ocorrerá o V Seminário de Pós-Graduação em Literatura Brasileira, a ser realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com o objetivo de fomentar discussões referentes às linhas de pesquisa que compõem o programa ‒ A Prosa no Brasil; A Poesia no Brasil; Historiografia e Crítica Literária; Literatura, as Demais Artes e Outras Áreas do Conhecimento ‒ e também recepcionar os pesquisadores ingressantes.