André Luís Rodrigues

André Luís

ANDRÉ LUIS RODRIGUES
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2046840530707354 
E-mail: alrodrig@usp.br

 


HISTÓRICO ACADÊMICO

2011 – Pós-doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

2006 – Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo

            Título: Fraturas no olhar: realidade e representação em Cornélio Penna

2000 – Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo

            Título: União, cisão, reunião em Lavoura arcaica, de Raduan Nassar

1996 – Graduação em Letras Português pela Universidade de São Paulo

 


LINHAS DE PESQUISA

A prosa no Brasil
Historiografia e crítica literárias

 


PROJETO DE PESQUISA

A prosa brasileira e a história: de Graciliano Ramos a Bernardo Kucinski

São muito diversos os modos com que a história se deixa entrever na literatura, em geral, e na prosa literária, em sentido mais estrito. Num espectro que se estende de sua ostensiva presença no romance histórico até a recusa a figurá-lo, em narrativas herméticas ou metalinguísticas, o que é em si mesmo índice de circunstâncias específicas, o contexto histórico está sempre presente na prosa de ficção, incorporado à estrutura mesma da obra.

A partir do estudo analítico-interpretativo de algumas narrativas em prosa da literatura brasileira, a pesquisa buscará examinar, na delicada tessitura do texto, diferentes matizes da presença do passado e do momento em que foram produzidas. As obras de Graciliano Ramos, Cyro dos Anjos, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Chico Buarque e Bernardo Kucinski – a começar por Angústia (1936), O amanuense Belmiro (1937), Meu tio o Iauaretê (1961), A hora da estrela (1977), Budapeste (2003) e K.: relato de uma busca (2011), respectivamente –, em que o diálogo com a história é sempre muito denso e complexo, ainda que nem sempre manifesto, podem ser particularmente férteis para essa investigação. Tendo como limite temporal o período entre os anos 1930 e o presente, outras obras em prosa, desses e de outros escritores, deverão ser agregadas ao corpus ao longo do desenvolvimento do trabalho.

 


PRÊMIOS E TÍTULOS

Ritos da paixão em Lavoura Arcaica, Finalista na Categoria Melhor Livro de Teoria/Crítica Literária (Prêmio Jabuti, 2007). Prêmio Fundação Casa de Rui Barbosa.