Todo aluno matriculado no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira tem direito ao Bilhete USP (BUSP). Esse bilhete permite acesso ao ônibus que circulam entre a Estação Butantã do Metrô e o campus Cidade Universitária da USP. São três linhas de ônibus que circulam todos os dias da semana, 24 horas por dia. Com o BUSP a tarifa é gratuita para o aluno USP. Atenção: o BUSP não funciona como o Bilhete Único da SP Trans.
Como solicitar o BUSP
O procedimento para pedir esse cartão é o mesmo utilizado para solicitar o Cartão USP, não sendo necessário, porém, inserir uma foto 3x4 digitalizada. A primeira emissão é gratuita e é realizada pelo Serviço de Pós-Graduação da FFLCH no ato da matrícula da pós-graduação.
Para que o BUSP seja confeccionado, o sistema precisa estar atualizado com os dados completos de RG, incluindo dígito, data de expedição e órgão expedidor. Certifique-se de que estão informações estão inseridas corretamente na Ficha do Aluno do sistema Janus. Caso haja alguma informação divergente ou faltando, deve-se procurar o Serviço de Pós-Graduação (SPG, sala 118) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, situado no Prédio da Diretoria e da Administração da FFLCH (Rua do Lago, 717 - Butantã/Cidade Universitária).
Em casos de alunos estrangeiros, é aceito apenas o número de documentos brasileiros válidos, como RG e RNE, além de informações adicionais como nacionalidade e data de expedição do documento. Alunos de pós-doutorado devem procurar a Comissão de Pesquisa para fazer a solicitação.
Renovação e Extravio do BUSP
O Bilhete USP não possui data de vencimento e estará ativo para uso enquanto o aluno estiver na condição de “aluno regular”. Caso o bilhete tenha expirado, o aluo pode fazer uma nova solicitação na plataforma Janus, na seção “Cartões USP”: https://uspdigital.usp.br/janus/.
Nos casos de perda, roubo ou extravio, os alunos podem solicitar uma segunda via do BUSP mediante o envio de um e-mail para o Serviço de Tesouraria da FFLCH, com o comprovante de depósito ou transferência bancária do valor de R$18,38.
Veja o passo a passo:
- Realizar a solicitação de novo Bilhete USP no sistema Janus.
- Depositar ou transferir o valor de R$18,38 para a FFLCH: Banco do Brasil - Agência 7009-2 - C/C 130396-1 - CNPJ: 63.025.530/0016-90 - R$ 18,38.
- Enviar um e-mail para o Serviço de Tesouraria (tesourariafflch@usp.br) com os seguintes dados: - Nome completo - CPF - Nº USP - Curso - Comprovante de depósito ou transferência.
A equipe do Serviço de Tesouraria responderá ao e-mail encaminhando o recibo de pagamento. A empresa responsável pela confecção do cartão BUSP avisará por e-mail quando estiver pronto. A confecção do novo cartão BUSP só será autorizada após o recebimento do e-mail com os dados e o comprovante do interessado. Caso prefira fazer o pagamento em dinheiro ou cheque, é preciso comparecer no Serviço de Tesouraria, no prédio da Diretoria e Administração: Rua do Lago, 717, sala 143. O atendimento é realizado nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O cartão deverá ser retirado no Serviço de Pós-Graduação - Prédio da Administração da FFLCH - Rua do Lago 717 - Sala 118.
Como utilizar o BUSP
- Depois de usar o BUSP pela primeira vez, deve-se esperar um período de 30 minutos para realizar uma nova viagem.
- Os ônibus partem do terminal da Estação de Metrô. Três linhas circulares atendem o campus Cidade Universitária:8012-10; 8022-10 e 8032-10
- A linha 8032-10 opera apenas nos dias úteis.
Confira na tabela abaixo o horário de funcionamento das linhas:
Para mais informações, acesse: https://puspc.usp.br/bilhete-usp-busp/
Passe Escolar - Cota para Bilhete Único
Desde 1º de agosto de 2017 os alunos regularmente matriculados nos programas de pós-graduação da USP podem solicitar cotas de passe escolar para uso nas linhas de ônibus e estações de metrô. As cotas serão disponibilizadas semestralmente, de acordo com as necessidades de cada aluno.
Para fazer a solicitação, os alunos devem comparecer ao Setor de Passe Escolar do Serviço de Assistência Social (SAS-USP), localizado na Rua do Anfiteatro, 295 - Bloco E - andar térreo. É necessário apresentar os seguintes documentos:
- Declaração de Matrícula (impressa do sistema Janus, na seção “Documentos)
- Atestado de Matrícula com disciplinas (impresso do sistema Janus) ou Declaração do Orientador responsável pelo aluno.
O SAS-USP disponibilizou um modelo da Declaração do Orientador. Para acessar uma versão adaptada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira clique aqui. O documento deve ser impresso em papel timbrado da Unidade de Ensino (no caso dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira, pela Secretaria do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH) e assinado pelo orientador.
Para mais informações, acesse: http://dlcv.fflch.usp.br/area-discente-pos-graduacao.