O PPG-LB, por meio do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH, oferece cursos de extensão ministrados por docentes ou discentes. O planejamento estratégico do Programa, visando promover a inserção social, fomenta e coordena cursos direcionados à comunidade.
Em 2020, foram oferecidos 5 cursos de extensão a distância: “Uma introdução à literatura de Hilda Hilst”, “Ficção e história no século XIX: Portugal – Brasil – Cabo Verde”; “Uma suave rudeza cruza o Atlântico: diálogo entre Adolfo Casais Monteiro & Mário de Andrade”, “Literatura na sala de aula: exercícios de leitura” e “Literatura brasileira de autoria feminina na sala de aula”.
O PPG, a partir de 2021, dá continuidade e amplia as atividades de inserção social por meio do projeto “Literatura brasileira na sala de aula”, com uma programação de cursos abertos à comunidade, sobretudo direcionados à formação de professores, mas também atento à formação do público leitor. Intenta-se a transferência de conhecimento e a aproximação efetiva e fecunda dos atores do processo de formação de recursos humanos do PPG com a sociedade, identificando demandas e procurando participar ativamente da realidade externa à universidade. Nesse sentido, cabe destacar o referido projeto como uma das medidas mais efetivas em prol da aproximação entre universidade e sociedade, visando a ampliação do alcance da inserção social do PPG. Os cursos são oferecidos pelo Serviço de Cultura e Extensão da Universidade, em sintonia com o Planejamento estratégico do PPG-LB. Trata-se de cursos on-line, via plataforma Google Meet, com até 150 vagas cada, capazes de proporcionar alto impacto local, nacional e até mesmo internacional. Os cursos oferecidos no ano de 2021 foram: "Poemas do romantismo na sala de aula", "Machado de Assis na sala de aula: suportes e estratégias de análise", "Literatura LGBT+", "Donzelas guerreiras: um problema de gênero nas literaturas de língua portuguesa", "Clarice Lispector na sala de aula", "Guimarães Rosa na sala de aula", "Introduction to Brazilian Literature", "Jorge Amado na sala de aula" e "Pernambuco oitocentista: opressão e resistência", .
No ano de 2022, foram oferecidos os cursos: "A crônica: poética do transitório e crítica da cultura", "Literatura LGBTQIA+: o grande século XIX", "Machado de Assis, o cronista das Notas Semanais", "O conto brasileiro na virada do século XIX ao XX", "A questão da autobiografia em Clarice Lispector", "Dom Casmurro, de Machado de Assis: abordagens e interpretações", "Estética da violência na literatura feminina", "João Antônio e Roberto Arlt: circulando pelas cidades sem a orientação de mapas", "Júlia Lopes de Almeida na sala de aula" e "Literatura de expressão amazônica: prosa dos primeiros tempos".
Em 2023, os alunos tiveram a oportunidade de cursos os cursos: "Escritoras brasileiras na sala de aula", "Excesso e Homoerotismo: textualizações do sexo", "Um olhar sobre os escritos de Sylvia Serafim, assassina do irmão de Nelson Rodrigues", "Desumanização feminina e sensacionalismo: o caso Sylvia Serafim", "Figuras femininas nas narrativas de Jorge Amado, Aluísio Azevedo e Carolina Maria de Jesus", "Leitura orientada de Grande Sertão: Veredas" e "O amor em Clarice Lispector".
Neste último ano de 2024, foram ministrados os cursos: "Diários e memórias de mulheres no Brasil", "Erotismo e subversão no conto brasileiro contemporâneo", "Os processos de mascaramento em contos de Clarice Lispector" e "O poema em sala de aula: conceito, aplicação, diálogos".
Por fim, neste ano de 2025, está sendo oferecido, neste primeiro momento, o curso "O 'esquartejamento intelectual' de Sylvia Serafim, um regate da assassina do irmão de Nelson Rodrigues".
Últimos cursos: