Cilaine Alves Cunha

Cilaine Alves Cunha

CILAINE ALVES CUNHA
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7187469863676949
E-mail: cilaine@usp.br

 


HISTÓRICO ACADÊMICO

2012 – Livre Docência pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

         Título: O sublime e o humor irônico. Gonçalves Dias, Sousândrade, Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães e Machado de Assis

2018 - Pós-Doutorado pela Fundação Casa de Rui Barbosa

2000 – Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo

            Título: Entusiasmo Indianista e Ironia Byroniana

1994 – Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo 

            Título: O sistema poético dual na obra de Álvares de Azevedo

 


LINHAS DE PESQUISA

A poesia no Brasil
A prosa no Brasil
Historiografia e crítica literárias

 



PROJETOS DE PESQUISA

Estudo da poesia e da prosa de ficção no século XIX brasileiro

Examinar as relações delas com o contexto histórico. Sistematização das características formais e temáticas da narrativa literária e da poesia do período, tendo em vista singularidades de obras e autores, o diálogo entre eles, bem como a continuidade, modificação e atualização de procedimentos da composição poética e ficcional. O projeto concentra-se em tanto autores da primeira metade do século XIX - como Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães, Gonçalves Dias, José de Alencar, entre outros - como da segunda metade desse século, como Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, Maria Firmina dos Reis, Lima Barreto, Augusto dos Anjos e outros.

 

Edição Crítica de O Guesa

Edição crítica do poema de Sousândrade, com anotações e comentários que restituam em seu aparato crítico a complexidade textual intrínseca das inúmeras variantes de seus Cantos, realizadas pelo autor ao longo de suas diferentes publicações. O texto-base para esta edição é a última, revisada pelo poeta e publicada em Londres (Printed by Cooke & Halsted, The Moorfields Press, E. C., s/d.). Esta edição crítica de O Guesa pretende respeitar o inacabamento como uma característica formal imanente ao poema e considerar suas implicações nos pressupostos a serem adotados no trabalho de preparação e edição. Serão realizadas pesquisas bibliográficas, com levantamento das variantes dos Cantos do poema e redação de notas contendo: elucidação da cerrada intertextualidade do poema, recuperando contextos e as fontes das inúmeras alusões literárias e históricas do texto; distinção entre o que no poema é geografia e etnografia, o que é mediado tanto pela leitura quanto pela experiência; clarificação dos aspectos lexicais e semânticos do poema que o distanciamento no tempo tornou obscuros; preparação de dossiês de materiais documentais e iconográficos, de uma cronologia da obra e sua descrição bibliográfica; reunião de uma seleção de textos que documentam a recepção e a fortuna crítica do poema, uma bibliografia atualizada do autor e a inclusão de novos estudos críticos; estudo das fontes e referências culturais dos países onde a ação do poema se passa; notas referenciais envolvendo menções no texto às viagens do poeta e o contexto histórico e político desses países à época de produção do poema; por fim, estudo de questões de crítica textual e inclusão em anexo, na bibliografia, de trabalhos que possam vir a fundamentar e orientar as práticas de preparo da edição, e contribuir para a reflexão sobre seus pressupostos e problemas teóricos.


Reunião, organização e edição da obra de João Adolfo Hansen

Reunião, organização e edição da obra completa de João Adolfo Hansen, em seis volumes, para fins de publicação. O material totaliza cerca de 75 artigos, publicados em capítulos de livros, periódicos nacionais e internacionais e em diferentes antologias. Em meio a esses trabalhos do autor, encontram-se ainda ensaios concebidos como estudos introdutórios a obras de diferentes autores, outros realizados como palestras proferidas em eventos nacionais e internacionais, e na forma de entrevistas que circularam em veículos distintos.

 


PRÊMIOS

Programa de Bolsas para Escritores Brasileiros com Obras em Andamento (Fundação Biblioteca Nacional, 2000)