Eliane Robert Moraes

eliane robert moraes 3​​​​​​​

ELIANE ROBERT MORAES
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3213373319012334
E-mail: elianermoraes@usp.br


HISTÓRICO ACADÊMICO

  • 2018 - Pós-Doutorado pela Université Paris-Ouest Nanterre La Défense
  • 1996 – Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo
    Retrato impossível - O corpo desfigurado no Modernismo Francês
  • 1990 – Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo
    A felicidade libertina: Sade
  • 1984 - Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo

 


LINHAS DE PESQUISA

A prosa no Brasil
Literatura, as demais artes e outras áreas do conhecimento

 


PROJETOS DE PESQUISA

Sexe et sexualité - de la pratique sociale à la représentation littéraire

Trata-se de um programa de pesquisa de longa duração proposto pelo CREPAL - Paris 3 e pelo Programa de Pós- Graduação em Literatura Brasileira da USP, com outros parceiros nacionais e internacionais, em torno do tema geral intitulado Sexe et sexualité : de la pratique sociale à la représentation littéraire. O programa supõe a realização de colóquios, jornadas de estudo, conferencias, publicações, além de encontros com escritores, artistas e intelectuais convidados. O projeto de pesquisa conjunta visa a concentrar-se nas manifestações menos consensuais e mais controversas da sexualidade, dentro de uma perspectiva interdisciplinar. As literaturas em língua portuguesa constituem a matéria privilegiada para a reflexão, embora o projeto contemple também outras literaturas. já que a linguagem erótica presta-se a uma exploração que não está sujeita às leis das fronteiras linguísticas, geográficas ou temporais.

 


A arte malsã - do excesso na literatura brasileira (1870-2020)

O estudo visa a qualificar literariamente a concepção de arte malsã, cunhada originalmente por Mário de Andrade nos anos 1940, circunscrevendo-a à prosa de ficção produzida no Brasil ao longo do período de 1870-2020. Pretende-se iluminar algumas linhas de força da literatura malsã produzida no país, investigando tanto suas configurações históricas quanto uma questão transversal que associa duas figuras do excesso: o mal, como elemento moral, e o sadismo, como elemento erótico.

 


PRÊMIOS

Antologia da poesia erótica brasileira, finalista na categoria Grande Prêmio da Crítica (Prêmio APCA de Literatura, 2015). Finalista na categoria Poesia (Prêmio Jabuti, 2003).

O Corpo Impossível, finalista na categoria Crítica Literária (Prêmio Jabuti, 2003).