Ivan Francisco Marques

Ivan Marques

IVAN FRANCISCO MARQUES
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6252177082780748
E-mail: ivanmarques@usp.br

 


HISTÓRICO ACADÊMICO

  • 2007 – Pós-Doutorado pela University of California
  • 2005 – Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo
    O gauche e seu carnaval: um estudo sobre o modernismo mineiro
  • 1985 - Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais

 


LINHAS DE PESQUISA

A poesia no Brasil 
A prosa no Brasil
Literatura, as demais artes e outras áreas do conhecimento

 


PROJETOS DE PESQUISA

João Cabral de Melo Neto: poesia e biografia

Estudo das relações entre poesia e biografia na obra de João Cabral de Melo Neto, cujo centenário de nascimento se completa em 2020. Apesar de seu isolamento no contexto literário, tanto nacional como internacional, a antilira cabralina também se caracteriza pelo enraizamento na geografia e na história ? do Brasil (especialmente Pernambuco) e também de outros países em que viveu como diplomata entre 1947 e 1990. Por meio do levantamento de dados biográficos e da descrição minuciosa das etapas da construção da obra, pretende-se abrir novos caminhos para sua análise e interpretação. O exame do material composto por artigos, entrevistas e correspondência possibilitará, ainda, uma melhor compreensão da farta interlocução estabelecida pelo poeta com escritores e artistas de diversas gerações.

 

Poesia e modernidade no Brasil

Estudo da poesia e do pensamento estético de poetas da segunda metade do século XX, que deram continuidade, em outra conjuntura histórica e política, ao debate iniciado pelos modernistas de 1922 e por João Cabral de Melo Neto a partir da década de 1940. Entre os polos da vanguarda e da tradição, da modernidade e da pós-modernidade, a poesia brasileira enveredou por caminhos diversos, criativos e instigantes, que se pretende discutir e interpretar, de maneira contrastiva, por meio das análise das obras e também de suas relações com a dinâmica histórica do país.

 

Literatura, cinema e modernização no Brasil

Estudo das relações entre literatura e cinema no Brasil, tomando por base o complexo entrelaçamento dos diretores do Cinema Novo com os modernistas das décadas de 1920 e 1930 e a retomada, no contexto cultural dos anos 1960, de projetos, impasses e inquietações que haviam marcado o debate estético e ideológico das vanguardas literárias. Decisiva para a modernização e a própria invenção do cinema brasileiro, a incorporação do legado modernista se deu em múltiplas frentes: na experimentação formal, na adoção de uma ideologia nacionalista e anticolonialista, nos envolvimentos dos artistas com a cultura popular e nas leituras críticas levadas a cabo tanto por escritores como por cineastas a respeito do país, da modernização conservadora e dos dramas enraizados na história brasileira.

 

Literatura e sociedade no período modernista:
Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade

Dando continuidade à tese de doutoramento, este projeto visa aprofundar investigações em torno do modernismo brasileiro, por meio da análise dos projetos estéticos e ideológicos de Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade. Pela comparação das visões sobre vanguarda, modernização, nacionalismo e engajamento político (apresentadas tanto na correspondência, quanto em poemas, narrativas e textos críticos), pretende-se identificar, ao lado das conhecidas divergências, os dilemas e pontos de vista que eram partilhados pelos dois escritores. Tal abordagem comparativa de poéticas e ideologias ajudaria a esclarecer as apostas e os impasses do movimento modernista em seu envolvimento com os problemas de nossa história política e formação social.

 


PRÊMIOS

Clara dos Anjos e outros contos de Lima Barreto. Selo Altamente Recomendável (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, 2012).

Briga das pastoras e outras histórias: Mário de Andrade e a busca do popular. Selo Altamente Recomendável (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, 2012).