Jaime Ginzburg

Jaime Ginzburg

JAIME GINZBURG
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2979125182455792
E-mail: ginzburg@usp.br


HISTÓRICO ACADÊMICO

  • 2007 – Livre-docência pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
    Crítica em tempos de violência
  • 2010 – Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais
    1997 – Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Olhos turvos, mente errante - Elementos melancólicos em Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo
    1993 – Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo
    A desordem e o limite - a propósito da violência em Grande sertão: veredas
  • 1988 – Graduação em Letras-Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 


LINHAS DE PESQUISA

A prosa no Brasil
Literatura, as demais artes e outras áreas do conhecimento

 


PROJETOS DE PESQUISA

Representações da violência no cinema: Brasil e México

​​​​​​​O objetivo principal desta proposta consiste em realizar uma comparação entre filmes brasileiros e mexicanos, estudando as configurações de cenas de violência. Especificamente, a prioridade das reflexões consiste em analisar imagens de corpos. Em um estudo sobre filmes, é possível refletir, no âmbito das construções de narrativas, sobre transições entre violência e paz na América Latina. Entre os elementos a serem analisados, cabe destacar os seguintes. Ao enfatizar o estudo de imagens de corpos, é possível refletir a respeito de fatores causadores de exposição de indivíduos à violência. Esses fatores podem ser situados, nos roteiros, no âmbito do espaço público, em situações privadas, ou ainda em tensões que articulam diretamente vida pública e vida privada.

 

Literatura e Cinema no Brasil contemporâneo - segunda fase

Dar continuidade ao trabalho do projeto "Literatura e cinema no Brasil contemporâneo", estudando textos literários e filmes brasileiros recentes, com ênfase no período entre 2010 e o presente, tendo como horizonte a reflexão sobre relações entre temas, formas e contextos. Relacionar produções da literatura e do cinema a elementos históricos e sociais, dedicando atenção, principalmente, às imagens de corpos. Estudar, no corpus selecionado, os seguintes tópicos: violência, fantasmagoria, diversidade social, antagonismos sociais, exclusão, repressão e memória, entre outros. Comparar obras produzidas entre 2010 e o presente com textos literários e filmes brasileiros de outros períodos, especialmente entre 1970 e 2009. Relacionar as obras estudadas com elementos do contexto social brasileiro, levando em conta conflitos históricos e políticos.

 


PRÊMIOS

Crítica em tempos de violência. Melhor obra na categoria Teoria e Crítica Literária (Prêmio Jabuti, 2013).

Primeira colocação no Concurso de Ensaios Literários sobre Poética de Fernando Pessoa (Centro de Estudos Portugueses Jorge de Sena - UNESP, 1988).