Jefferson Agostini Mello

Jefferson Agostini Mello

JEFFERSON AGOSTINI MELLO
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9935965203538050
E-mail: jefferson@usp.br

 


HISTÓRICO ACADÊMICO

  • 2007 – Livre-docência pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
    Restrições contemporâneas: uma análise da produção literária brasileira a partir de 1980 (criação e crítica)
  • 2013 – Pós-Doutorado pela Universidade de Paris-Sorbonne IV
  • 2012 – Pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales
  • 2004 – Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo
    Um poeta simbolista na República Velha: Literatura e Sociedade em Missal de Cruz e Sousa
  • 1999 – Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina
    Intervenções Insulares: Açores, Santa Catarina, Malvinas. Viagens na Revue des Deux Monde
  • 1996 – Graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina

 


LINHAS DE PESQUISA

A prosa no Brasil
Historiografia e críticas literárias

 


PROJETOS DE PESQUISA

A ficção e a crítica literária no Brasil contemporâneo: articulações

A pesquisa foca em dois fenômenos simultâneos e em oposição: o crescimento, a ampliação e a segmentação das formas da literatura e da cultura contemporâneas, com a chegada de novos agentes à cena literária; e a restrição de métodos, de linguagem e de objeto, em uma lógica que poderíamos chamar de especialista, vinda tanto de criadores quanto de críticos literários consagrados. A hipótese é que se trata de um processo que engloba os dois setores (crítica e criação) e que tem como ponto de contato a instituição universitária, e mais especificamente os cursos de Letras, que passam a formar críticos e escritores dentro de paradigmas que prezam pela especificidade do literário.

 

Os estudos literários brasileiros nos anos de 1970
e a recepção do estruturalismo/pós-estruturalismo: o caso da PUC-Rio

Este projeto visa a examinar a recepção brasileira, no âmbito dos estudos literários, das teorias estruturalistas e pós-estruturalistas francesas, nos anos 1970. O seu foco é um grupo de professores do curso de Pós-graduação em Literatura Brasileira da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio): Silviano Santiago, Luiz Costa Lima e Affonso Romano de Sant?Anna. Se, à época, nos cursos de pós-graduação em literatura das universidades brasileiras mais tradicionais, como a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o estruturalismo/pós-estruturalismo francês era praticamente vetado, foi na PUC-Rio que ele encontrou espaço para se fortalecer. Trata-se, portanto, de discutir os contextos - social e institucional - que possibilitaram a formação de tal espaço de recepção do estruturalismo/pós-estruturalismo francês, as formas que a circulação das ideias estruturalistas e pós-estruturalistas adquiriram entre os professores da PUC-Rio, e, no plano mais particular, a relação diferencial dessas ideias com os estilos acadêmicos.