João Roberto Gomes de Faria

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7511017261098516
E-mail: jgfaria@uol.com.br

HISTÓRICO ACADÊMICO

• 2013 – Pós-Doutorado pela University of Wisconsin - Madison (EUA)
  • 2003 – Pós-Doutorado pela Université de Paris X, Nanterre La Défense
  • 1999 – Livre-docência pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
    As ideias teatrais no Brasil: o Século XIX
  • 1993 – Pós-Doutorado pelo Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain
    1989 – Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo
    O teatro realista no Brasil: 1855-1865
  • 1981 – Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo
    José de Alencar e o teatro
  • 1974 – Especialização em Teoria da Literatura pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara
  • 1973 – Graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Literatura, as demais artes e outras áreas do conhecimento

PROJETOS DE PESQUISA​​​​​​​

Teatro e Modernismo no Brasil

O objetivo do presente projeto de pesquisa é reavaliar a contribuição que os nossos escritores modernistas deram ao teatro e o envolvimento que tiveram com essa forma de arte. O centenário da Semana de Arte Moderna, a ser comemorado em 2022, enseja a realização de um trabalho que amplie o conhecimento que se tem acerca do assunto, por meio de uma investigação mais abrangente, que leve em conta não apenas a década de 1920, mas igualmente as duas décadas seguintes. Como se sabe, interessaram-se pelo teatro já às vésperas do Semana de Arte Moderna ou posteriormente os escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida, Menotti del Picchia e Antônio de Alcântara Machado. Dos autores citados acima, o único que possui uma fortuna crítica expressiva, no terreno teatral, é Oswald de Andrade. Quanto à produção dramática dos demais, podemos dizer que foi esquecida, talvez com exceção de Café, de Mário de Andrade, que mereceu um estudo ou outro, dada a relevância da obra do escritor. As outras contribuições dos escritores modernistas ao teatro brasileiro deram-se na década de 1940. Mas também são pouco conhecidas. Cecília Meireles, por exemplo, contribuiu com o grupo "Os Comediantes", traduziu várias peças e escreveu, O Jardim e Ás de Ouros. Seu interesse pelo teatro foi muito grande, como confirmam as cartas trocadas com Isabel do Prado e com o escritor açoriano Armando Cortês-Rodrigues, nas quais emite opiniões sobre a modernização teatral brasileira e explicita sua concepção de teatro poético. Igualmente esquecidas estão as peças que Rosário Fusco, escritor modernista mineiro, publicou no final dos anos 1940: O viúvo e O anel de Saturno. Outro modernista de primeira hora, Aníbal Machado, traduziu Tio Vânia, de Tchekhov, e O matrimônio, de Gogol, para o Tablado, em 1955 e 1957, respectivamente. Por fim, resta assinalar o interesse pelo teatro por parte de Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, como tradutores, bem como o envolvimento de Guilherme de Almeida com o Teatro Brasileiro de Comédia, criado em São Paulo em 1948 pelo industrial Franco Zampari.

PRÊMIOS

História do teatro brasileiro: volume I. 2º lugar na categoria Artes e Fotografia ( Prêmio Jabuti, 2013).

Idéias teatrais: o século XIX no Brasil. Prêmio Especial (Associação Paulista de Críticos de Artes, 2001).

Teatro de Aluísio de Azevedo e Emílio Rouède (Org.). Prêmio Lucia Benedetti na categoria Melhor Livro de Teatro (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, 2003).