Jornada Luiz Gama & Machado de Assis

No dia 21 de junho participe da Jornada Luiz Gama & Machado de Assis, que marca a data de aniversário de nascimento de duas figuras decisivas na história da cultura brasileira do século XIX. A jornada tem como objetivo conhecer e compreender divergências e convergências na atuação desses dois homens de letras no seu tempo, bem como os modos como foram lidos e ressignificados na posteridade.

A partir do exame de textos de Luiz Gama e Machado de Assis, e também de escritos sobre eles, a proposta do evento é comparar suas trajetórias, que se desenvolveram em paralelo (até onde se sabe, os dois não tiveram contato direto, pessoal ou por meio de correspondência pública ou privada), apesar das muitas amizades e atividades comuns.

Também serão focalizadas na jornada as estratégias de cada um para se inserir no ambiente letrado e se firmar como intelectual e escritor, bem como suas atuações na imprensa, como autores de crônicas, textos de intervenção e poemas satíricos.

A Jornada Luiz Gama & Machado de Assis será realizada no dia 21 de junho, das 9h às 17h, na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). A sede do IEA-USP está situada à Rua da Praça do Relógio, nº 109, 5º andar, Cidade Universitária.

O evento é gratuito e possui vagas limitadas. A participação é condicionada à realização de inscrição prévia pelo e-mail jornadagamamachado@gmail.com. As vagas são limitadas. Serão emitidos certificados de participação de ouvinte. A jornada é organizada pelos professores Hélio de Seixas Guimarães (USP) e Ligia Fonseca Ferreira (Unifesp).

(clique na imagem para ampliá-la)

Confira a programação completa do evento

9h – Abertura da Jornada com saudação de Alfredo Bosi

9h30 – 12h - MESA 1