Chamada para comunicação do Colóquio Orides Fontela: 50 anos de Transposição.

 

Apresentação

Considerada uma das vozes de maior importância da poesia brasileira recente, Orides Fontela nasceu em São João da Boa Vista em 1940 e faleceu em São Paulo no ano de 1998. Foi também aluna do curso de filosofia da Universidade de São Paulo. Sua obra poética é composta de cinco livros — Transposição (1969), Helianto (1973), Alba (1983), Rosácea (1986) e Teia (1996) —, além de três coletâneas, Trevo (1988), Poesia Reunida (2006) e Poesia Completa (2015), as duas últimas publicadas postumamente.

 

A classificação da poética oridiana é tarefa difícil. Como observa Davi Arrigucci Jr., há em suas composições “uma profunda experiência incorporada, mas transfigurada em termos abstratos”. Antonio Candido registrou tal singularidade como uma espécie de enigma ao afirmar que a poesia de Orides “tem o apelo das palavras mágicas que o pós-simbolismo destacou, tem o rigor construtivo dos poetas engenheiros e tem um impacto por assim dizer material de vanguarda recente”, sem, contudo, se alinhar completamente a nenhuma dessas linhagens. Em diálogo com Candido, Alcides Villaça questiona: “em que águas, afinal, navega ou lança âncora a poesia sem rótulo de Orides? ”.

 

2019 marca o aniversário de 50 anos da estreia de Orides Fontela no meio literário com a publicação de Transposição. Para comemorar a data, o Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da USP propõe um colóquio que reunirá importantes leitores da poesia de Orides e de seu contato com a filosofia. Estão previstas as conferências de Alcides Villaça (USP), Augusto Massi, (USP), Davi Arrigucci Jr., José Miguel Wisnik (USP), Marilena Chauí (USP), Patrícia Lavelle (PUC-Rio) e Paulo Henriques Britto (PUC-Rio).

 

O colóquio também pretende acolher investigadores e estudiosos da obra de Orides Fontela que queiram apresentar e discutir as suas pesquisas e reflexões.

 

Chamada para comunicações

As propostas de comunicação, constituídas por título, um resumo de 200 a 300 palavras e 5 palavras-chave, deverão ser enviadas para coloquiooridesfontela@gmail.com, juntamente com uma pequena nota biobibliográfica do autor. As comunicações não podem ultrapassar os vinte minutos.

 

Datas importantes

Submissão de propostas: até 16 de agosto de 2019.
Notificação de aceite: até 6 de setembro de 2019.

 

Organização

Ivan Francisco Marques (Universidade de São Paulo)
Eduardo Marinho da Silva (Universidade de São Paulo)
Wanderley Corino Nunes Filho (Universidade de São Paulo)

Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira

 

Acompanhe as novidades do colóquio curtindo a página do evento: https://www.facebook.com/orides50/

Mais informações sobre a chamada no link: https://coloquiooridesfont.wixsite.com/coloquioorides

 

Copyright © 2015 - Literatura Brasileira - USP