Introdução

O Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo oferece cursos de mestrado e doutorado, recebendo alunos de todo o Brasil e do Exterior.

Entre 1970 e 2014, o Programa formou 441 pós-graduandos: 247 mestres e 194 doutores.

O corpo docente do PPG em Literatura Brasileira é constituído, em sua maioria, por professores da Área de Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Também participam do PPG professores de outras unidades da Universidade de São Paulo, além de professores visitantes, de universidades brasileiras e estrangeiras.

Nos últimos anos, o Programa tem incentivado a realização de projetos de pós-doutorado e a pesquisa de recém-doutores.

O ingresso no mestrado e no doutorado se dá por meio de exame de seleção, cujos critérios são definidos por meio de editais públicos.

O PPG-LB é uma programa reconhecido pela CAPES como um programa de excelência, tendo obtido nota 6 na avaliação do triênio 2010-2012.

A amplitude do programa se expressa também em suas quatro linhas de pesquisa (A poesia no Brasil, A prosa no Brasil, Historiografia e Crítica Literárias, Literatura, as demais artes e outras áreas do conhecimento), assim como na variedade e abrangência dos projetos em desenvolvimento.