Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira (PPG-LB) desde sua criação, em 1971, é um centro de referência e de excelência para a pesquisa na área, buscando conciliar a qualificação do debate em torno dos estudos brasileiros no país com o esforço de internacionalização. 

O Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira distingue-se pela formação de mestres e doutores preparados para atuar no ensino superior, bem como pesquisadores capacitados em diversos setores da produção literária brasileira. O Programa está comprometido com a formação de recursos humanos, tendo sido, historicamente, responsável pela qualificação de docentes que atuam hoje em importantes programas de Letras no país e no exterior. 

A meta do PPG-LB é manter sua abertura para o desenvolvimento de projetos variados, com diversas orientações críticas e teóricas, respeitando o rigor científico e os parâmetros da área específica de conhecimento, com orientadores prontos a se responsabilizar pela condução intelectual dos projetos. A amplitude do PPG-LB se expressa em suas linhas de pesquisa, na variedade de seus projetos, sem estabelecer exclusividade para uma orientação hermenêutica específica.

Este é o único programa no país que se denomina de “Literatura Brasileira”, especificamente. Essa singularidade estabelece uma posição particular de responsabilidade no contexto acadêmico. Como outras áreas de conhecimento, voltadas para os estudos brasileiros, caracteriza-se pela necessidade de manter uma capacidade de fortalecimento de sua internacionalização, procurando parcerias com brasilianistas e com outros pesquisadores em centros de excelência. Além disso, implica uma atitude de comprometimento com ambientes acadêmicos que necessitam de crescimento na América Latina e no âmbito da cultura lusófona.

Entre as qualidades que contribuem para desenvolver essa expectativa, estão: a continuidade amadurecida de produção de livros e artigos dedicados à sustentação de um debate de alto nível de exigência, constantemente reforçado por interlocutores dentro e fora do país, em eventos e publicações; a relação produtiva de docentes com ex-orientandos, mantendo vínculos incentivadores entre eles e contrários à competição estéril; a capacidade de criação e renovação de categorias historiográficas e críticas, que passaram a ser adotadas por pesquisadores dentro e fora do país.

Como parte integrante do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, a Área de Literatura Brasileira mantém diálogo estreito com outras áreas e departamentos da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, propiciando ambiente favorável aos estudos e práticas interdisciplinares. Por outro lado, o PPG-LB vem ampliando também sua inserção internacional nos últimos anos, por meio de convênios com universidades europeias, norte-americanas e africanas, das quais recebe, constantemente, candidatos interessados em desenvolver pesquisas sobre obras e autores brasileiros.

A partir de 2003, houve significativa renovação do corpo docente, com a contratação de docentes permanentes em regime de RDIDP, ou seja, Regime de Dedicação Integral à Docência e `a Pesquisa. 

O ingresso de novos professores na área de Literatura Brasileira nos últimos anos permitiu melhorar a distribuição de alunos por docentes. A renovação e a ampliação do quadro de professores da área têm permitido também a convivência produtiva entre docentes de diferentes gerações, propiciando uma troca intelectual de alta qualidade. 

 

Copyright © 2015 - Literatura Brasileira - USP