“Enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães, é questão de opiniães…”

Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas

 

A revista Opiniães foi criada por alunos do Programa de Pós-graduação em Literatura Brasileira (DLCV-USP), que buscavam espaço em revistas da área para a publicação de seus artigos e ensaios. A dificuldade de aceitação nesses espaços, dado que geralmente privilegiam a divulgação de textos de docentes, e o aumento das exigências de publicação discente por parte das entidades de fomento à pesquisa foram duas determinantes práticas para sua criação.

Opiniães nº 9

A nona edição da Opiniães – Revista dos Alunos de Literatura Brasileira, apresenta o dossiê temático “Literatura e Cidade”, composto de dezesseis artigos que adentram na cidade por suas próprias vias. Entre flâneurs e monumentos, meio bossa nova e rock’n’roll, estudantes de graduação e pós-graduação enviaram leituras de obras de Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Rubem Fonseca, João Antônio, Renato Russo, Evandro Affonso Ferreira, Milton Hatoum, Chico Buarque, entre outros. A professora Sophia Beal, da Universidade de Minnesota, autora do livro Brazil Under Construction – Fiction and Public Works (no prelo para edição brasileira) aparece na seção “Entrevista” e “Resenhas”. A seção “Criação Literária” apresenta ainda contos e poemas inéditos. 

 

Opiniães nº 8

O dossiê "A Literatura em Cena" da Opiniães - Revista dos alunos de Literatura Brasileira discute a relação entre teatro e literatura em três partes. Ato I ou "Reconhecimentos": ensaios dedicados à dramaturgia, perpassando autores como Martins Pena, Augusto Boal, Oduvaldo Vianna e outros. Ato II ou "Peripécia": experimentos literários de jovens autores - acompanhados de comentários críticos. Destaca-se os conceitos de dialogismo e tradução, com textos de Thiago Fernandes e comentário crítico de Betina Leme; de Gabriela Ananias do Nascimento e Matheus Gabriel, com crítica de Rodrigo Alves do Nascimento, dentre outros. Ato III ou "Catarse": traz entrevista com a professora Iná Camargo Costa (DTLLC) e artigo do Prof. Dr. João Roberto Gomes de Faria sobre o ensino de dramaturgia nas faculdades de Letras.

Opiniães nº 6/7

"Literatura e sexo: questões estéticas e/ou morais" é o nome do dossiê que abre esta edição de Opiniães - Revista dos alunos de Literatura Brasileira. A textualidade do sexo em ensaios sobre Gregório de Matos, Álvares de Azevedo e José de Alencar, Hilda Hilst, João Gilberto Noll, João Silvério Trevisan, Caio Fernando Abreu e Roberto Piva. "Entrevistas", abre espaço para o diálogo entre editores, poemas de Múcio Teixeira e uma conversa com os professores Gerárd Desson (Paris 8) e Eliane Robert Moraes (USP). "Rosas, ramos e cravos de Anarda" nomeia a seção de artigos diversos com ensaios sobre Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Machado de Assis e Manuel Botelho de Oliveira, este último com análises do Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin (ECA-USP). "Criação Literária" apresenta poemas e contos com comentários críticos. 

Opiniães nº 4/5

Esta edição reune dois números da Opiniães - Revista dos alunos de Literatura Brasileira, e tem como eixo temático as relações entre Literatura e Educação. "Dossiê" traz artigos sobre o ensino de Literatura do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, um panorama sobre os cursos de Letras analisado por Roberto Acízelo de Souza, um artigo sobre os direitos do leitor e entrevista com profissionais das Letras sobre o tema. "Artigos" traz ensaios sobre Caio Fernando Abreu, Machado de Assis e uma ligação inusitada entre Mário de Andrade, Eça de Queiroz e J. K. Rowling. A "Criação Literária" apresenta textos em prosa de Maria Cláudia Araújo, Estêvão Azevedo e Juliano Ribas com comentários da Profa. Dra. Sandra Regina Picolo, do Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin e da doutoranda Ana Lúcia Branco, respectivamente.

Opiniães nº 3

As polêmicas literárias integram o terceiro número da Opiniães - Revista dos alunos de Literatura Brasileira. A seção "Fuzliaria a descoberto" (Dossiê) traz ensaios sobre Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e Octávio de Faria. "Artigos" discute o projeto de criação do teatro nacional no século XIX e uma análise comparativa entre Raul Pompeia e Charles Baudelaire. "Futilidades levíssimas" apresenta poema de Rafael Coelho e um conto de Wagner Lacerda. "Muito cuidado com o óbvio" traz a tradução de um artigo de Michel Jeanneret, precedida de um debate sobre católicos versus calvinistas. "Debates" apresenta uma coletânea de polêmicas literárias recentes. Na seção "Entrevistas", professores de diferentes universitários respondem perguntas sobre polêmicas literárias.

 

Opiniães nº 2

Neste segundo número a Opiniães - Revista dos alunos de Literatura Brasileira presta uma homenagem a Machado de Assis: cada seção recebeu uma epígrafe do Bruxo de Cosme Velho. Na abertura, um dossiê intitulado "Páginas recolhidas", dedicado aos estudos do Século XIX, apresenta artigos sobre o teatro de Martins Pena, Olavo Bilac, Castro Alves, Visconde de Taunay. A seção de artigos recebeu o nome de "Papeis Avulsos" e traz ensaios sobre Renato Tapajós, Clarice Lispector e Walter Benjamin. "Criação Literária" conta com poemas de Rafael Mantovani e um conto de Phabulo Mendes. "Debates" traz dois artigos: "singular ocorrência" - abordando os desafios da produção de revistas discentes na universidade - e uma "fenda necessária": a reflexão sobre a escrita na atualidade.

Opiniães nº 1

O número de estreia da Opiniães - Revista dos alunos de Literatura Brasileira apresentou sua proposta de ser uma revista dos  discentes do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira (PPG-LB), da FFLCH-  USP. A revista conta com quatro seções: "Artigos", "Criação Literária", "Entrevistas" e  "Resenhas".  O volume trouxe artigos sobre Graciliano Ramos, Sérgio Sant'Anna, Osman  Lins, Hilda Hilst, Guimarães Rosa, entre outros. A seção dedicada à criação literária trouxe  contos de Gabriela Canale e Ana Amelia Coelho. A edição também contou com uma  entrevista com o quadrinista Fábio Moon e resenha sobre a obra "O que é o contemporâneo? e outros ensaios", de Giorgio Agamben. Encerra a edição, uma resenha  sobre a coleção "Série Teses e Dissertações", projeto do PPG-LB financiado pela CAPES / PROEX.

 

Copyright © 2015 - Literatura Brasileira - USP