Assistência Social e Serviços Médicos

A Universidade de São Paulo disponibiliza um conjunto de equipamentos e ações à sua comunidade acadêmica. Alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira podem fazer uso deles. Confira algumas iniciativas da USP:

 

1. Serviços Médicos e Odontológicos

De acordo com a Resolução USP 7043/2015, alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira podem fazer uso dos Serviços Médicos e Odontológicos próprios da Universidade de São Paulo. No campus Cidade Universitária, estes serviços são compostos pelo Hospital Universitário (HU) e pela Unidade Básica de Assistência à Saúde (UBAS).

 

Como fazer o cartão de matrícula no HU:

Comparecer no Hospital Universitário, de 2ª a 6ª feira (dias úteis), das 8 às 17 horas, com os seguintes documentos:

  • Cartão USP
  • RG (CNH ou Documento Oficial com foto)
  • CPF
  • Cartão Nacional de Saúde (caso não possua, poderá solicitar em sua Unidade Básica de Saúde).

Dirija-se ao balcão de informações para Senha de Atendimento do SAME, para confecção de matrícula e emissão do cartão HU. O Hospital Universitário fica situado à Av. Prof. Lineu Prestes, 2565 – 2º andar – SAME. Mais informações pelo telefone 11 3091-9327.

 

Como cadastrar dependentes no HU:

O pedido de cadastro de dependentes deve ser feito na Secretaria do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. O HU considera dependentes:

  • cônjuge ou companheiro do aluno;
  • filhos de aluno, menores de 18 (dezoito) anos e solteiros.

Para consultar os documentos necessários, bem como outras informações sobre o uso do Hospital Universitário da USP, acesse o link: http://www.hu.usp.br/faq.

 

2. Clínica Odontológica

A USP dispõe, no campus da Cidade Universitária, de uma Clínica Odontológica, que realiza procedimentos de clínica geral (como remoção de cáries e restaurações; pequenas cirurgias; limpeza; odontopediatria; radiografias intrabucais; terapia com laser de baixa potência; diagnóstico de lesões bucais; ações educativas e atendimento de urgências (dor, inchaço, infecções, sangramentos e traumas dentais). As especialidades de ortodontia (aparelho); implantes; endodontia (canal); alguns tipos de próteses; cirurgias avançadas e dos terceiros molares (sisos) e tratamento periodontal avançado são encaminhados para a Faculdade de Odontologia da USP.

Alunos de mestrado e doutorado podem fazer uso da Clínica Odontológica, bem com seus dependentes. Para mais informações, consulte:

 

3. Acolhe USP

O Acolhe USP – Programa de Acolhimento Relacionado ao Uso de Álcool e Outras Drogas é um serviço de saúde voltado ao cuidado de membros da Comunidade USP (alunas (os), funcionárias (os) e docentes) com problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas.

O Acolhe funciona com “porta aberta”, ou seja, sua equipe multiprofissional permanece à disposição para a realização de atendimentos durante seu horário de funcionamento, independentemente da realização de agendamento prévio. À conveniência da pessoa acolhida também pode ser realizado agendamento dos atendimentos através de nossos canais de comunicação. O Acolhe não realiza atendimentos de emergência, sendo adequada para essas situações a ida a um pronto-socorro.

O acompanhamento de cada pessoa acolhida no serviço é pensado de modo singular junto a ela a fim de que possamos oferecer os cuidados mais adequados a cada momento, buscando sempre que a pessoa acolhida se torne protagonista de seu tratamento. A equipe do Acolhe USP está sempre à disposição para o esclarecimento de dúvidas e para o agendamento de atendimentos, orientações e eventos. Para mais informações, visite o site: http://sites.usp.br/acolhe.

 

4. Moradia Estudantil

Dentre as diversas ações de permanência na universidade, os alunos regularmente matriculados nos programas de pós-graduação podem fazer uso do Conjunto Residencial da USP, o Crusp. O auxílio-moradia tem como objetivo promover condições para que o estudante mantenha e amplie suas atividades na academia visando concluir o curso ao qual está vinculado, reduzindo a evasão e contribuindo para a formação acadêmica integral. 

O processo seletivo é realizado anualmente pela Superintendência de Assistência Social (SAS-USP), que seleciona alunos por meio de avaliação socioeconômica para uso da moradia. Além das moradias nos apartamentos, o SAS-USP realiza processo seletivo para o alojamento provisório da pós-graduação. Os critérios para inscrição são:

  • Ser aluno regularmente matriculado (stricto sensu) em curso de mestrado ou doutorado na USP (Campus Butantã, Quadrilátero Saúde e EACH);
  • Procedência: interior de SP, outros estados e países;
  • Não possuir bolsa de estudo.

Para mais informações, consulte o site da SAS-USP: https://sites.usp.br/sas.

 

5. Creche Escolar

A Universidade de São Paulo realiza anualmente inscrições para ingresso de novas crianças nas Unidades de Educação Infantil vinculadas à Superintendência de Assistência Social - SAS: Creche/Pré-Escola Central, localizada no campus Butantã/Cidade Universitária e Creche/Pré-Escola Saúde, localizada na Faculdade de Saúde Pública (Av. Doutor Arnaldo, 715).

Alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira podem se inscrever para concorrer a uma vaga. Para mais informações, consulte o site da SAS-USP: https://sites.usp.br/sas.

 

6. Atendimento psicológico

Os atendimentos e práticas em psicologia do Instituto de Psicologia são públicos, gratuitos e oferecidos à comunidade USP e ao público geral residentes no entorno da universidade, campus Butantã.

Para mais informações, consulte: https://www5.usp.br/servicos/atendimento-psicologico/