Priscila Loyde Gomes Figueiredo

Priscila Figueiredo

PRISCILA LOYDE GOMES FIGUEIREDO
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1513657527872137
E-mail: loydefigueiredo@gmail.com

 


HISTÓRICO ACADÊMICO

  • 2010 - Pós-Doutorado pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP
  • 2006 – Doutorado em Literatura Brasileira  pela Universidade de São Paulo
    Valor e Vórtice - sobre Macunaíma
  • 2001 – Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo
    Em busca do inespecífico
  • 1994 – Graduação em Letras pela Universidade de São Paulo

 


LINHAS DE PESQUISA

A poesia no Brasil
A prosa no Brasil
Historiografia e críticas literárias

 


PROJETOS DE PESQUISA

A cena infame e vil da escravidão na literatura brasileira

O projeto tem por objetivo focalizar obras da literatura brasileira ao longo dos séculos 19 e 20 que não deixam de encenar a dificuldade em dar representação literária ao que veio se constituir como nosso assunto grotesco por excelência, a escravidão e sua herança na forma específica da super-exploração do trabalho das camadas mais baixas da sociedade. Em parte significativa do corpus selecionado, é possível identificar a dramatização irônica de uma espécie de auto-inibição do narrador ao se aproximar dessa realidade, dramatização que visa, porém, legitimar a difícil figuração a que ele se propõe do espetáculo "infame e vil", como o chama Castro Alves em "Navio negreiro". Embora seja um estudo de caráter temático, pelo qual se alinharão produções de diversos períodos, autores e gêneros, procuraremos considerar também as determinações internas das obras, bem como suas relações com o contexto histórico-político e cultural mais específico em que se originaram. É preciso lembrar que se trata naturalmente de obras diferentes entre si quanto ao êxito de sua realização e por vezes quanto a sua ambição literária, aspectos que nem sempre coincidem.

 


PRÊMIOS

Meu Kafka. Obra Altamente Recomendável na categoria Poesia/tradução (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, 2014).

Navios negreiros. Obra Altamente Recomendável na categoria Poesia/tradução (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, 2010).