Ricardo Souza de Carvalho

   https://literaturabrasileira.fflch.usp.br/sites/literaturabrasileira.fflch.usp.br/files/inline-images/IMG_20210715_213550.jpg

RICARDO SOUZA DE CARVALHO
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0128215434568940
E-mail: ricardocarvalho@usp.br

 


HISTÓRICO ACADÊMICO

  • 2015 - Pós-Doutorado pela Georgetown University
  • 2006 – Doutorado em Literatura Brasileira  pela Universidade de São Paulo
    Comigo e contigo a Espanha: estudo sobre João Cabral de Melo Neto e Murilo Mendes
  • 2001 – Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo
    Edição genética d'O seqüestro da dona ausente de Mário de Andrade
  • 1997 – Graduação em Letras Espanhol/Português pela Universidade de São Paulo

 


LINHAS DE PESQUISA

Historiografia e críticas literárias

 


PROJETOS DE PESQUISA

Gêneros híbridos e prosa de ficção na literatura brasileira dos séculos XIX e XX

A pesquisa pretende estudar diversas formas de gêneros híbridos - ensaio, crônica, carta, diário, memória, literatura de viagem, entre outros -, analisando as relações que essas formas estabelecem entre si e com a prosa de ficção do Romantismo ao Modernismo.

 

Aqui jaz um amigo dos livros: uma história da Oliveira Lima Library

Oliveira Lima (1867-1928), entre as últimas décadas do século XIX e o começo do XX, reuniu livros, manuscritos, cartas, fotografias e outros materiais, cuja quantidade e valor não se restringiam às funções de instrumento de trabalho ou de memória particular. Dessa maneira, o destino do acervo passou a ser considerado como público, o que ocorreu em 1916 a partir de sua doação à Catholic University of America (Washington DC), com a condição de permanecer separado de qualquer outro acervo, o que prossegue até hoje sob o nome de Oliveira Lima Library. Desde cedo, tanto o homem de letras quanto o colecionador conduziram a formação do acervo, enriquecido também à medida que se ampliavam as pessoas e os lugares que conhecia durante sua trajetória.Por outro lado, o acervo, atualmente apresentado como luso-brasileiro, não se restringe aos livros, abrigando vários suportes - manuscritos, cartas, obras de arte, etc. - relacionados com a vida, a obra e o tempo de Oliveira Lima. Formando um conjunto orgânico, esse acervo é essencial para se entender, por exemplo, as obras de Oliveira Lima, da preparação à recepção, contrariando a noção de que se trata apenas de uma coleção de livros raros.

 


PRÊMIOS

A Espanha de João Cabral e Murilo Mendes. 3º lugar na categoria Ensaio Literário (Prêmio Mário de Andrade da Biblioteca Nacional, 2011). Melhor obra na categoria Teoria e Crítica Literária (Prêmio Jabuti, 2012).