Simone Rossinetti Rufinoni

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SIMONE ROSSINETTI RUFINONI
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8569060658645361
E-mail: siruf@hotmail.com

 


HISTÓRICO ACADÊMICO

  • 2005 – Doutorado em Literatura Brasileira  pela Universidade de São Paulo
    Favor e melancolia - uma leitura de A menina morta, de Cornélio Penna
  • 1999 – Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo
    A forma negra da morte - um estudo dos desdobramentos do tema do satanismo no poema em prosa de Cruz e Sousa
  • 1995 – Graduação em Letras pela Universidade de São Paulo

 


LINHAS DE PESQUISA

A poesia no Brasil
A prosa no Brasil

 


PROJETOS DE PESQUISA

O romance brasileiro entre a casa e a rua

O romance moderno no Ocidente nasce rente à eclosão das cidades, encenando as variações do incontornável embate entre sujeito e sociedade. Diante dessa experiência, e fiel à sua historicidade, o romance moderno brasileiro formalizará o descompasso entre a matéria histórica local e a experiência da modernidade periférica. Uma das recorrências será o retrato do país sob a forma da decadência da oligarquia rural com sua dupla face de apego à tradição e dissolução em face da emergência do novo. Nesse contexto, chama atenção que, no panorama dos romances brasileiros a partir de 1930, o espaço social brasileiro encontre figuração privilegiada na circunscrição do espaço doméstico, a casa, por oposição à cidade, a rua. O estudo do espaço da casa permite abordar temas como família e cidadania, patriarcado e liberdade, vida privada e espaço público. O curso persegue os significados sociais do espaço doméstico e as modulações da introspecção em suas relações com a estrutura do poder - a casa-grande - que, entre o confinamento, a loucura e, finalmente, a morte, desenha a formação da subjetividade sob o patriarcado.

 

João da Cruz e Sousa: simbolismo e escravidão

Desdobramentos da pesquisa que resultou na dissertação de mestrado "A forma negra da morte", os estudos acerca da obra de Cruz e Sousa focalizam as especificidades da relação entre os aspectos da forma simbolista importada e as adequações ao contexto histórico periférico.

 


PRÊMIOS

Menção honrosa na categoria Ensaio (Prêmio Cruz e Sousa, Fundação Catarinense de Cultura, 1998).