Vagner Camilo

Vagner Camilo

VAGNER CAMILO
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7533249467580485
E-mail: vcamilo@usp.br

 


HISTÓRICO ACADÊMICO

  • 2013 – Livre docência pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
    O poeta e a cena literária: figuracões sincrônicas e anacrônicas
  • 2005 – Pós-Doutorado pela Université Sorbonne Nouvelle
  • 1999 – Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas
    Da Rosa do Povo à Rosa das Trevas: classicismo, melancolia e cosmovisão trágica na lírica de Drummond (1948-1951)
  • 1993 – Mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas
    Risos entre Pares: Poesia e Humor Românticos
  • 1988 – Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 


LINHAS DE PESQUISA

A poesia no Brasil 
Historiografia e crítica literárias

 


PROJETOS DE PESQUISA

Declínio do moderno e conversão neoclássica
na lírica brasileira e na argentina nos anos 1940

O presente projeto de pesquisa tem por escopo o estudo comparado do processo de conversão neoclássica, como resposta à crise ou rotinização das conquistas modernistas ou vanguardistas, que marcou a poesia brasileira e a hispano-americana nos anos 1940 e 1950. O projeto retoma e articula, em síntese, os resultados alcançados por pesquisas anteriores para investir, agora, em uma visada mais abrangente que permita considerar, de forma mais adensada, a referida crise no domínio estrito da poesia em contexto de modernidade periférica (SARLO). Isto é, busca-se compreender como essa assunção neoclássica que marcou o refluxo das vanguardas ainda nas duas primeiras décadas do século XX em contexto europeu, veio a se verificar no segundo pós-guerra não só no Brasil, mas em diferentes países da América hispânica, com destaque para Argentina, Peru, Venezuela, Colombia e México. Na impossibilidade de lidar com essas diferentes tradições poéticas, o projeto apresenta, por ora, um recorte drástico do corpus de análise. Mais especificamente, para esta primeira investida histórico-crítica, elegeu-se alguns dos nomes mais representativos da generación del '40 argentina como termo de comparação para o caso brasileiro. A escolha se justifica, sem dúvida, pelo caráter paradigmático da geração argentina, cuja produção poética, afora o grau de realização estética, foi objeto de maior sistematização crítica e historiográfica, inclusive no sentido da análise transversal, já que é sempre evocada como termo relacional nos estudos de gerações correspondentes nas demais literaturas hispano-americanas.

 

Reescrever o Século XVI

Dos historiadores das literaturas portuguesa e brasileira aos poetas dos modernismos e da poesia contemporânea, não se deixou de ler, citar e interpretar os quinhentistas, mais do ponto de vista de uma erudição sempre homologável, e menos revisitando os arquivos, as poéticas, os comentários e edições antigas, atrás de outras visões do passado. Este projeto atravessa, deste modo, não apenas uma série de temporalidades, em que se confrontam o passado remoto quinhentista, o passado próximo da história literária oitocentista, o tempo recente dos modernismos do português e a atualidade da poesia contemporânea portuguesa, mas também vários espaços, estendendo-se geograficamente pelos textos em que os quinhentistas portugueses são identificados como navegadores do mundo moderno. Os núcleos investigativos da cooperação, são 1- o século XVI tout court, 2- a sua produção pelo discurso historiográfico oitocentista, 3- a sua recepção novecentista no Brasil e em Portugal. Os três serão compartilhados pelas equipes de ambas as Universidades, incluindo os estudos da recepção do século XVI na literatura brasileira, uma vez que a UMINHO é referência nos estudos brasileiros em Portugal há muitas décadas. Nada obsta que outros núcleos surjam por sugestão da UMINHO, agora e no decorrer da parceria, não só em direção ao espaço indoafricano de recepção do quinhentismo mas no europeu.

 


PRÊMIOS

Da Rosa do Povo à Rosa das Trevas: Classicismo, Melancolia e Cosmovisão Trágica na Lírica de Drummond (1948-1951). Vencedor na categoria Melhor Tese de Literatura (Prêmio Anpoll, 2000).