Teses/

Teses defendidas

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2013

 

1. Título: Amizade "carteadeira": o diálogo epistolar de Mário de Andrade com o Grupo Verde de Cataguases

Aluna: Ana Lúcia Guimarães Richa Lourega de Menezes

Início: 01/02/2008

Conclusão: 28/05/2013

Orientador: Marcos Antonio de Moraes

Financimento: FAPESP

Resumo: A presente tese dedicou-se à reunião e ao estudo da correspondência trocada entre o escritor paulista Mário de Andrade (1893-1945) e os rapazes ligados à revista Verde (1927-1929) de Cataguases (MG), a saber: Ascânio Lopes (1906-1929), Camilo Soares (1909-1982), Enrique de Resende (1899-1973), Francisco Inácio Peixoto (1909-1986), Guilhermino Cesar (1908- 1993) e Rosário Fusco (1910-1977). A pesquisa coligiu documentação epistolar inédita dos envolvidos, matéria esparsa em arquivos públicos e privados, tendo em vista a proposta de reconstituição da trama da sociabilidade intelectual e literária na década de 1920. Cumpriram-se a transcrição fidedigna, a ordenação cronológica e a anotação exaustiva das cartas, em termos editoriais, segundo pressupostos da crítica textual e dos estudos da epistolografia, resultando em uma seleta que soma 122 cartas e compõe a primeira parte desta tese. Considerando-se o ineditismo das cartas reunidas, vislumbrou-se a possibilidade de uma nova perspectiva de estudo sobre os verdes. Portanto, o trabalho que acompanha o conjunto de cartas está dividido em três tópicos: (a) apresenta os sete correspondentes; (b) investiga em que medida essa documentação auxilia na reconstrução da trajetória do Grupo Verde; e (c) aborda, criticamente, as cartas elementos que propiciam reavaliar a organização dos rapazes como agrupamento de vanguarda, que favoreceram a observação do relacionamento epistolar deles com Mário de Andrade e que ajudaram a avaliar a participação desses escritores no Movimento Modernista brasileiro.

2. Título: Erico Veríssimo, escritor do mundo: cosmopolitismo e relações interamericanas

Aluno: Carlos Alberto Cortez Minchillo

Início: 08/07/2009

Conclusão: 07/06/2013

Orientador: Hélio de Seixas Guimarães

Financiamento: CAPES

Resumo: Este trabalho destaca um conjunto de três romances de Erico Verissimo cujos enredos estão ambientados total ou parcialmente fora do Brasil. Escritos num intervalo de vinte e sete anos, Saga (1940), O senhor embaixador (1965) e O prisioneiro (1967) vinculam-se a uma atitude cosmopolita que cedo se manifestou na carreira do escritor gaúcho, assinalando significativo afastamento do projeto nacionalista hegemônico no modernismo literário no Brasil. Essa abertura cosmopolita de Erico Verissimo, sua atuação como editor, seu engajamento na esfera pública como intelectual e certas circunstâncias históricas lhe permitiram inserir-se nas malhas das relações culturais interamericanas a partir do período da II Guerra Mundial. Essa posição privilegiada, convertida em "poder simbólico", promoveu a tradução de algumas de suas obras para o inglês e abriu espaço para que assumisse um papel proeminente como "tradutor e intérprete cultural" entre Brasil, Estados Unidos e, em alguma medida, América Hispânica. Na confluência entre história intelectual, estudo da recepção crítica e análise e interpretação literárias, busco estabelecer relações entre o percurso internacional especificamente norte-americano do escritor, as transformações temáticas, formais e ideológicas desses três romances "estrangeiros" e a trajetória da recepção crítica de tais textos, discutindo as transformações que o cosmopolitismo e o humanismo de Erico Verissimo sofreram ao longo de três décadas de intensa atividade artística e intelectual.

3. Título: "Viver em paz com a humanidade inteira": Infância, de Graciliano Ramos, e a construção de si

Aluna: Cristiana Tiradentes Boaventura

Início: 01/07/2008

Conclusão: 30/04/2013

Orientador: Luiz Dagobert de Aguirra Roncari

Financiamento: FAPESP

Resumo: Esta tese analisa o livro Infância, de Graciliano Ramos. A leitura proposta sublinha experiências do menino no entroncamento de questões relacionadas à violência, à não violência e à expressão literária. Sustentamos que a construção das memórias contém tensões e ambiguidades presentes na articulação temporal da obra, mas ao mesmo tempo incorpora certa dimensão conciliatória como marca identitária do narrador. Investigamos como a significação de si é elaborada de forma que o sentido atribuído às experiências converge para apresentar um modo de agir e intervir no mundo que combate esteticamente em favor da paz e da cultura.

4. Título: Lavoura arcaica e Dois irmãos: identidade e invenção da memória. Imigração e modernidade no Brasil

Aluna: Ma Del Consuelo Rodriguez Muñoz

Início: 21/08/2008

Conclusão: 21/06/2013

Orientador: Luiz Dagobert de Aguirra Roncari

Financiamento: CAPES

Resumo: O assunto principal a tratar neste trabalho são as questões de identidade e memória nos romances Lavoura arcaica de Raduan Nassar e Dois irmãos de Milton Hatoum. A aproximação entre os textos trata da questão do narrador, a partir da memória como elemento primordial no tecido da narrativa e na configuração da identidade dos narradorespersonagens desses romances. No processo, se estabelece um jogo entre o que é lembrado, o que é esquecido e o que é preenchido pela imaginação. Aborda-se o assunto perguntando quem são os narradores; como e por que contam suas histórias. Na construção de suas histórias e na configuração da identidade dos narradores-personagens, o espaço da casa e as relações que se estabelecem com os membros da família são fundamentais. Nos dois romances aqui focalizados, as relações familiares são colocadas em xeque. O tema da identidade nesses romances não fica no plano do indivíduo, pois também é tratado o tema da identidade coletiva, a partir do assunto da imigração e sua relação com a modernidade.

5. Título: "Plástico e contraditório rascunho": a autorrepresentação de João Guimarães Rosa

Aluna: Mônica Fernanda Rodrigues Gama

Início: 08/07/2009

Conclusão: 16/08/2013

Orientador: Marcos Antonio de Moraes

Financiamento: FAPESP

Resumo: Muitas vezes o leitor das narrativas de Guimarães Rosa depara-se com um narrador ou personagem que podem ser lidos como uma figuração do escritor graças à associação entre aspectos textuais (temas, personagens, narradores) e informações acerca do autor. A identificação ocorre também pelo ajuste do texto ao repertório de imagens e posturas autorais que dialogam com as escolhas da obra lida repertório também acessado pelo escritor para a construção de sua figura autoral. Esta tese discute como o escritor criou figurações autorais, procurando entender a dinâmica de vinculação entre presença autoral e campo literário, além da construção da autorrepresentação em enunciações públicas (entrevistas e depoimentos) e privadas (diários e outros manuscritos), nas quais se observa o escritor produzindo figurações de si e afirmando posturas que sugerem um modo de interpretação de seus textos. Quanto às narrativas rosianas, a análise concentra-se em textos divulgados em periódicos e posteriormente reunidos em Tutaméia Terceiras Estórias (1967), Estas Estórias (1969) e Ave, Palavra (1970)

 

 

2012

1. Título: Macunaíma / Kaydara: dois espelhos face a face. Ler Macunaíma sem rir

Aluno: Aboua Kumassi Koffi Blaise

Início: 18/04/2007

Conclusão: 15/02/2012

Orientador: Flávio Wolf de Aguiar

Financiamento: CAPES

Resumo: Explorar outros caminhos, até agora pouco seguidos, no intuito de participar de forma pertinente do debate acerca da inteligibilidade de Macunaíma de Mário de Andrade, isto, pode ser considerado o eixo que norteia este estudo comparado. Para levar adiante esta pesquisa comparativa apelamos para Kaydara, não apenas por ser uma obra prima da literatura africana de expressão francesa, mas também porque traz o olhar de dentro para fora de uma sociedade tradicional africana, capaz de dialogar com a literatura brasileira a ponto de lançar luz sobre alguns elementos culturais de origem afro-brasileira presentes nela. Por isso, fomos mergulhar naquilo que a maioria das sociedades africanas considera sua referência na Antiguidade: o Egito Antigo. Agora, quando se põem duas obras de grande valor estético frente a frente, o que sói acontecer é uma ajudar a ler a outra, por isso, nossa abordagem deixa de ser unilateral para privilegiar uma relação de leitura mútua, dando destaque às mais variadas consequências disso

2. Título: Jogo de mestre: as formas do lúdico no romance de Machado de Assis

Aluno: Djalma Espedito de Lima

Início: 01/07/2008

Conclusão: 17/12/2012

Orientador: Hélio de Seixas Guimarães

Financiamento:

Resumo: Esta pesquisa enumera os principais jogos encontrados no romance de Machado de Assis, assim como descreve os modos de representação do lúdico na construção de seu imaginário. Na prosa do autor, a sociabilidade da matéria histórica representada é exposta em situações ficcionais que demandam uma interpretação integrativa, incluindo nesta o ponto de vista do lúdico. O jogo participa da ficção machadiana ora como objeto cenográfico, ora como metáfora das relações sociais. Além disso, o jogo pode dinamizar a interação das diversas instâncias ficcionais de produção e recepção. O vocábulo jogo é entendido aqui antes de tudo como um vetor lúdico, isto é, como componente capaz de relacionar elementos textuais com imagens de jogos, metáforas que presidem os modos de construção ficcional. Assim, o conceito alvitrado nesta pesquisa contempla os diversos planos de ficcionalização do texto. Relações lúdicas definem motivações primárias dos personagens, tais como o jogo de sedução, o jogo de empulha, e o jogo de predição; estabelecem parâmetros para a estilização do texto, por meio de artifícios da escrita, como a paródia, pastiche, citação, charada, autorreferenciação, metáfora, iconização tipográfica e jogo do narrador com o leitor. A leitura destas estruturas lúdicas permite a descoberta de novos percursos interpretativos. Deste modo, o corpus selecionado para este trabalho de pesquisa é definido preferencialmente por situações ficcionais lúdicas nos romances machadianos que suscita comentários relevantes para os diversos sentidos de cada narrativa. No desdobramento destas questões, podem ser desenhados traços formativos da sociedade e do homem representados, assim como se percebe a ironia orientadora do juízo do autor na interação de autores ficcionais, narradores e leitores.

3. Título: Entre a tradição e a ruptura na dramaturgia recente no Brasil: modos e modas

Aluno: José Teotonio Sobrinho

Início: 01/02/2008

Conclusão: 29/11/2012

Orientador: Valentim Aparecido Facioli

Financiamento: CNPq

Resumo: A presente tese procura operar uma análise interpretativa de seis peças teatrais brasileiras recentemente escritas (do ano de 2000 em diante), das setenta e uma peças lidas ao longo da pesquisa de doutorado, a título de exemplificação de três modos distintos de operar em sua arquitetura a tensão entre a tradição dramática e sua ruptura. Em linhas gerais, as rupturas parciais dos preceitos do drama dão-se por meio da organização do material em forma de fragmentos de dramas, na maioria das vezes justapostos e disjuntos, por meio do enfraquecimento da função dramática do diálogo, que tende à conversa destituída do poder de progressão causal, chegando mesmo ao esfumaçamento do referencial e supervalorização da linguagem enquanto instância poética e, finalmente, por meio do uso de recursos dramáticos e não dramáticos enquanto objetos de linguagem a funcionar como material da peça com os quais o autor se deleita, manipulando-os em chave de humor.

4. Título: O modernismo dá as cartas: circulação de manuscritos e produção de consensos na correspondência de intelectuais nos anos de 1920

Aluna: Márcia Regina Jaschke Machado

Início: 02/07/2007

Conclusão: 27/04/2012

Orientador: João Adolfo Hansen

Financiamento: CNPq

Resumo: A troca de cartas entre os modernistas brasileiros fez circular textos inéditos e debates teóricos sobre a produção literária moderna, produzindo redes de sociabilidade letrada e consensos estéticos e políticos. Este trabalho tem por objetivo o estudo de alguns temas discutidos na correspondência de Mário de Andrade com alguns de seus interlocutores durante os anos de 1920. Os principais temas estudados são: personalidade autoral de estilos modernos, influência, lirismo e língua brasileira moderna.

5. Título: Alteridade à margem: estudo de As Noites Marcianas, de Fausto Cunha

Aluno: Ramiro Giroldo

Início: 08/07/2009

Conclusão: 28/08/2012

Orientador: Jaime Ginzburg

Financiamento: FAPESP

Resumo: O trabalho tem como objeto de estudo o volume de contos As Noites Marcianas (1960), de Fausto Cunha. Os contos serão lidos como uma tentativa de abordar, no plano estético, tensões entre a produção literária acolhida pelo cânone e a que não o é. Há o interesse de abordar a própria categorização genérica que cabe à obra como uma forma de alteridade, às margens da literatura oficialmente aceita como tal. No intuito de avaliar a opção por uma filiação genérica à ficção científica em contos que, tematicamente, parecem voltar um olhar negativo à uniformização do indivíduo conforme promovida pelas forças dominantes, o trabalho se ampara em proposições de Darko Suvin acerca do potencial subversivo da ficção científica e da cooptação pela indústria cultural de manifestações literárias a princípio passíveis de questionar os parâmetros da literatura oficialmente endossada. O conceito de alteridade é, no trabalho, discutido em relação com o familiarmente estranho, o efeito de unheimlich proposto por Sigmund Freud. À luz de proposições de Florestan Fernandes em Mudanças Sociais no Brasil, será avaliado o olhar que os contos, tanto internamente quanto no contexto de produção e recepção, voltam às instâncias conservadoras e às forças que procuram subvertê-las.

6. Titulo: O letrado e o óbolo: Vieira e a justificação da pobreza

Aluna: Rosemeire França de Assis Rodrigues Pereira

Início: 04/07/2007

Conclusão: 02/05/2012

Orientador: Eduardo de Almeida Navarro

Financiamento:

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar os escritos do jesuíta Antônio Vieira a partir do recorte temático da pobreza e de sua estreita ligação com o pensamento religioso vigente. Considerando o grande volume de escritos, tanto sermões quanto epístolas e apontamentos históricos, selecionamos aqueles que mantêm relação mais próxima com o tema proposto. A fim de discutirmos essa problemática, buscamos historiadores que discorreram sobre o século XVII, abordando prioritariamente a questão da pobreza, da indigência e da bastardia. A ligação dos discursos históricos e documentais com outros escritos do autor nos revelou as dinâmicas das sociedades gestadas pelos portugueses e a tentativa desses de se inserirem na modernidade, repensando a organização econômica e redesenhando o panorama social de Portugal.

7. Título: As representações dos japoneses nos textos modernistas brasileiros: Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Juó Benanére

Aluna: Shirlei Lica Ichisato Hashimoto

Início: 01/02/2008

Conclusão: 29/11/2012

Orientador: João Adolfo Hansen

Financiamento:

Resumo: As representações dos japoneses nos textos modernistas brasileiros: Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Juó Bananére tem como objetivo estudar textos escritos por brasileiros que tomam o Japão por tema e textos produzidos por japoneses e nipo-brasileiros que escrevem sobre sua experiência individual e coletiva com o Brasil, principalmente textos de memória autobiográfica e coletiva que contemplam os pontos de vista da sua adaptação ao presente brasileiro. Prevê, entre outros procedimentos, especificar os modos japoneses de definir categorias como escrita, ficção, arte, tempo, sociedade, pessoa, memória, família, hierarquia, trabalho, sexualidade, moral, honra, obediência etc., considerando as diferentes formas culturais como homens e mulheres de origem japonesa com os valores herdados e fortemente formalizados do shinto, do budismo, da família e da honra definiram e orientaram o sentido da experiência no presente brasileiro de sua adaptação a uma cultura constituída por outras tradições, como a religião católica, a miscigenação racial e cultural, a moral patriarcal, a língua portuguesa etc.

 

 

2011

1. Título: A ética do escritor Noel, Tônio e Floriano: trajetórias distintas na obra de Erico Verissimo

Aluna: Anita de Moraes

Início: 03/07/2006

Conclusão: 29/04/2011

Orientador: Flavio Wolf de Aguiar

Financiamento: CNPq

Resumo: Esta tese estuda a obra de Erico Verissimo, a partir da análise e interpretação dos personagens-escritores Noel, Tônio Santiago e Floriano Cambará, em um conjunto de romances representativos de três momentos da prosa do autor: fase inicial ou ciclo de Porto Alegre (Caminhos cruzados [1935] e Um lugar ao sol [1937]), etapa de transição (O resto é silêncio [1943]) e, finalmente, o estágio da maturidade literária (O arquipélago [1961-2]). Considerando as relações entre texto e contexto de recepção e de produção da obra literária, foi possível investigar como o autor discute a função de tais personagens dentro de um vasto universo ficcional ao longo de sua carreira, numa perspectiva que busca entender a conexão existente entre a trajetória do autor e o mundo dos personagens.

2. Título: Glauber Rocha, ensaísta do Brasil

Aluno: Arlindo Rebechi Junior

Início: 03/07/2006

Conclusão: 03/05/2011

Orientador: Antonio Dimas de Moraes

Financiamento: CAPES

Resumo: Glauber Rocha (1939-1981), conhecido principalmente pelo seu trabalho de cineasta e como um dos expoentes do Cinema Novo, atuou em diversos cenários da nossa intelectualidade e da cultura nacional. Este trabalho examina a prática ensaística deste intelectual manifestada em sua produção escrita que circulou na grande imprensa, nos veículos alternativos, em revistas literárias e culturais e em livros, entre o final dos anos 1950 e início dos anos 1980. Como método, privilegia-se a análise do seu trajeto intelectual em convivência com a análise de sua prática do ensaio de ideias sob a forma de divulgação seriada. Por esta intersecção, foi possível apreender: os movimentos de Glauber pelo campo cultural brasileiro em distintos períodos; sua visão, cheia de mobilidades, sobre os temas nacionais e culturais mais variados; e as estratégias disseminadas em seus escritos de ensaio que revelam o seu processo de consagração e rejeição diante de seus pares contemporâneos, no contexto cultural e intelectual de suas experiências de artista e crítico.

3. Título: A questão do narrador realista-naturalista e a alegoria histórica: Adolfo Caminha, Aluisio Azevedo (O Coruja) e Graciliano Ramos (Caetés, Angústia e Vidas Secas)

Aluno: Edmundo Juarez Filho

Início 03/07/2006

Conclusão: 03/01/2011

Orientador: Valentim Aparecido Facioli

Financiamento:
Resumo: Esta tese se propõe discutir a questão da alegoria histórica em romances do naturalismo brasileiro (Adolfo Caminha e Aluisio Azevedo) e em três romances (Caetés, Angústia, Vidas secas) de Graciliano Ramos. Partindo do princípio de que a alegoria histórica só pode ser efetuada a partir de um narrador interessado, ou seja, de um narrador que, através de sua narrativa, construa sua história para defender suas posições políticas, tentei comprovar que, na tensão entre o que é dito pelo narrador e as contradições deste discurso interessado postas no romance pelo autor do romance, é possível vislumbrar uma posição autoral, dando ao relato, por esse hibridismo, a função de discussão e tomada de posição dos fatos políticos e processo sócio-histórico. A obra literária aqui teria a função de discutir, no momento exato dos fatos, a situação política, mesmo que outros fatores literários devam ser levados em conta em sua leitura.

4. Título: Os sentidos do cômico: riso e representação social em Sagarana

Aluna: Elanir França Carvalho

Início: 02/02/2007

Conclusão: 30/11/2011

Orientador: Flavio Wolf de Aguiar

Financiamento: CAPES

Resumo: A constituição humorística de Sagarana (1946) fornece a base desta tese de doutoramento, em Literatura Brasileira. Assim, tem-se como corpus de análise contos desta obra do escritor João Guimarães Rosa (1908 1967), e, embora privilegiando-a como um todo, no conjunto de suas nove narrativas, foram selecionadas três delas para análise e composição dos capítulos deste estudo, a saber: "O burrinho pedrês", "Traços biográficos de Lalino Salãthiel ou A volta do marido pródigo" e "Corpo fechado". A abordagem estabelece a intersecção de duas vertentes de constituição e construção da obra: uma, no plano formal, corresponde aos recursos expressivos de comicidade, realizados através de procedimentos de humor, ironia, paródia, sátira, e outros. Para tanto, a fundamentação teórica centra-se, basicamente, nas reflexões de autores como Bergson, Propp, Pirandello, Freud. A outra, no plano temático, orienta-se pela representação da sociedade plasmada nas narrativas e a correspondência desta representação com a realidade nacional, como relações de poder, de violência, de submissão, instituições de Estado, e outros. Críticos do autor que realizaram abordagem sob tal enfoque foram selecionados como referência. A investigação revelou, finalmente, que nesta obra seminal do autor mineiro já se configuravam as linhas mestras de um projeto literário e uma visão de mundo, perpassados pelo humor. E mais, sob a leveza do véu humorístico, o autor realiza profunda reflexão acerca da sociedade (brasileira), do mundo e do homem (humano).

5. Título: Nas páginas do jornal Ángel Rama e Antonio Candido: críticos literários na imprensa

Aluna: Joana de Fátima Rodrigues

Início: 02/02/2007

Conclusão: 30/11/2011

Orientador: Flávio Wolf de Aguiar

Financiamento:

Resumo: A proposta desta tese é cotejar as produções de Ángel Rama, em Marcha, no ano de 1960, e de Antonio Candido na Folha da Manhã, de 1943 a 1945. O resultado traz à luz dois críticos militantes ligados por um interesse comum: a literatura. Interessa mostrar como cada um atuou na imprensa ao tratar de temas do universo literário. E apreender de que forma este exercício semanal trouxe contribuições para a produção ensaística de ambos.

6. Título: Aníbal Machado : um escritor em preparativos

Aluno: Marcos Vinícius Teixeira

Início: 02/07/2007

Conclusão: 13/12/2011

Orientador: Murilo Marcondes de Moura

Financiamento: CAPES

Resumo: Este estudo procurou investigar o inacabado e o tema do homem em preparativos em toda a obra do escritor Aníbal Machado [1894-1964], recorrendo também, quando possível, aos seus manuscritos. A imagem do andarilho, incluída aqui também a do viajante e a do vagabundo, aparece em grande parte de seus textos e ajuda a constituir o universo do personagem sempre em construção. Ao analisar seus contos e em parte o romance, mostramos também como as outras artes, em especial a pintura, o teatro, a música popular e o cinema, são fundamentais para a compreensão de seu procedimento criativo, assim como o diálogo com as vanguardas do século XX, em especial o Surrealismo. Ademais, percorrendo esse caminho, espera-se contribuir para uma reavaliação de sua obra e de sua importância para a história da literatura brasileira.

7. Título: Mário de Andrade constrói o Padre Jesuíno do Monte Carmelo

Aluna: Maria Silvia Ianni Barsalini

Início: 03/07/2006

Conclusão: 14/04/2011

Orientador: Therezinha Apparecida Porto Ancona Lopez

Financiamento: Na obra de Mário de Andrade polígrafo, a vertente do ensaísta vinculada ao historiador da arte brasileira, mostra-se enquanto processo de criação em Padre Jesuíno do Monte Carmelo, estudo que o autor estava em vias de considerar concluído, ao morrer em 1945. A tese, ao contemplar, à luz da crítica genética, a elaboração do ensaio sobre esse pintor do barroco paulista, a partir da organização dos documentos no dossiê dos manuscritos, teve, como proposta, desvendar a pesquisa do historiador que, vinculada a um projeto no SPHAN, uniu a busca de fontes primárias ao diálogo com outros historiadores, em leituras pertinentes. Desta forma, ao analisar notas de trabalho, presentes na margem de livros e em fólios, assim como versões de texto, procurou seguir o caminho da criação nas partes que compõem o ensaio. Entendeu, também, que o rigor da interpretação do ensaísta mescla-se, sem qualquer prejuízo, à criação do ficcionista na invenção da psicologia de Jesuíno, artista mulato, personagem.

8. Título: Uma certa maneira de desejar a liberdade : caminhos da literatura de Carlos Heitor Cony no pós-1964

Aluna: Marina Silva Ruivo

Início: 03/07/2006

Conclusão: 27/10/2011

Orientador: Flávio Wolf de Aguiar

Financiamento: CNPq

Resumo: Esta tese objetiva perseguir os caminhos tomados pela ficção de Carlos Heitor Cony depois do golpe civil-militar de 1964, acontecimento que afetou a todo o País e que atravessou em definitivo a vida e a obra do escritor e jornalista. Para tal, centra-se na análise de dois de seus mais relevantes romances, Pessach: a travessia (1967), e Pilatos (1974), debruçando-se nos diálogos que ambos travam com mitos bíblicos, no modo como se relacionaram com os momentos socioculturais vividos pelo Brasil pós-golpe e, ainda, refletindo sobre os lugares que ocupam no seio da trajetória ficcional de Cony. Nessa direção, se a aproximação deliberada do universo político constituiu sem dúvida uma inovação de Pessach, mais significativo parece ser o elemento de que este romance colocou em xeque muitos dos ingredientes anteriores desta produção literária. Ao fazê-lo, acabou por questionar a própria possibilidade de continuidade da literatura do personagem escritor, Paulo Simões; do autor da obra, Cony; e da própria literatura brasileira naquele momento. Depois dele, surgiu Pilatos, inovando no insólito e grotesco de sua linguagem, mas nem por isso deixando de se fundar em muitos pontos de seus predecessores conyanos. E se por um lado pareceu voltar o leme novamente para o rumo da literatura, por outro inaugurou um longo e enigmático silêncio do escritor, a respeito do qual este trabalho procura lançar também mais algumas luzes.

9. Título: Escritores e assassinos: urgência, solidão e silêncio em Rubem Fonseca

Aluno: Tony Monti

Início: 03/07/2006

Conclusão: 29/04/2011

Orientador: Vagner Camilo

Financiamento:

Resumo: Esta tese pretende entender a literatura violenta de Rubem Fonseca a partir da comparação entre personagens assassinos e personagens artistas das coletâneas de contos Lúcia McCartney (1967), Feliz ano novo (1975) e O cobrador (1979). Na estrutura das narrativas são destacados os elementos "urgência", "solidão" e "silêncio" como marcas de uma inextensão generalizada que baliza as ações dos personagens e promove uma sensação de aprisionamento no tempo presente. O universo ficcional é confrontado com o contexto histórico definido por um regime político autoritário e um processo acelerado de modernização industrial. Destaca-se nos livros analisados a busca por um narrador que possa lidar com as transições rápidas que caracterizam a atividade dos personagens, e com um tempo extenso necessário à narrativa e à reflexão sobre a violência.

10. Título: Vagar e navegar: pelo mar de Melville e o sertão de Rosa. Estudo Comparativo entre Moby-Dick e Grande Sertão: veredas

Aluna: Viviane Cristine Calor

Início: 03/07/2006

Conclusão: 02/05/2011

Orientador: Luiz Dagobert de Aguirra Roncari

Financiamento: CNPq

Resumo: Embora haja um intervalo de mais de um século entre a publicação de Moby-Dick (1851) e a de Grande sertão: veredas (1956), o romance de João Guimarães Rosa apresenta, quer na forma, quer no conteúdo ou em seus respectivos desdobramentos alegóricos, muitos pontos em comum com o livro de Herman Melville. Produtos de literaturas periféricas de países ainda em processo de formação, essas obras são narrativas híbridas que não se encaixam na concepção original do romance moderno europeu (ou novel): ambas resgatam e transformam a épica e a tragédia, os chamados gêneros altos, para dar voz a um indivíduo que, à margem da sociedade de seu tempo, erra por um vasto espaço inóspito enquanto empenha-se em combates mortais. O propósito deste estudo é analisar, sob um ponto de vista comparativo, passos de Moby-Dick e Grande sertão: veredas, divididos de acordo com os gêneros literários que abarcam e, destacando semelhanças e diferenças, propor Moby-Dick, livro que Guimarães Rosa tinha em sua biblioteca pessoal, como uma das fontes inspiradoras do Grande sertão.

 

 

2010

1. Título: Teatro ligeiro cômico no Rio de Janeiro: a década de 1930

Aluno: Adriano de Assis Ferreira

Inicio: 30/01/2006

Conclusão: 23/07/2010

Orientador: João Roberto Gomes de Faria

Financiamento:

Resumo: Apresentação dos elementos básicos da produção teatral ligeira no Brasil, requisito para a compreensão da história do teatro brasileiro no século XX, focando a encenação como produto que pode ser avaliado sob três prismas (estética, moralidade e diversão) enquanto valor de uso, mas que demanda a produção de valor de troca. Reconstituição histórica do teatro ligeiro, partindo de seu surgimento enquanto "gênero alegre" em meados do século XIX na cidade do Rio de Janeiro, passando por sua transformação em teatro ligeiro musicado na virada do século, consolidada com a adoção do procedimento das sessões. Apresentação do teatro ligeiro cômico, apontando seu surgimento com o Teatro Trianon, a partir de 1915, e enfocando seu desenvolvimento durante a década de 1920. Exposição cronológica do desenvolvimento do teatro ligeiro cômico no Rio de Janeiro durante a década de 1930, ano a ano, enfocando os principais acontecimentos. Relatório sobre o surgimento da peça social e a representação de Deus lhe Pague, de Joracy Camargo, por Procópio Ferreira. Relatório sobre a atuação da Companhia Dulcina-Odilon durante a década, apresentando seus grandes sucessos e a consolidação da imagem de empresa teatral de qualidade superior. Relatório sobre as atividades de Renato Vianna, enfocando suas iniciativas e as relações com a produção ligeira. Relatório sobre a atuação do Estado, que se torna sistemática a partir da metade da década e interfere no equilíbrio de forças no ambiente cultural brasileiro. Relatório sobre as atividades dos grupos amadores que passam a pressionar a produção ligeira e convertem-se em uma possibilidade alternativa de produção teatral. Relatório analisando cinco comédias históricas encenadas no final da década.

2. Título: O devir da escrita e o princípio ontológico da identidade em Dom Casmurro

Aluno: Antonio Marcos Moreira da Silva

Início: 03/07/2006

Conclusão: 15/10/2010

Orientador: Valentim Aparecido Facioli

Financiamento:

Resumo: O tema da identidade promoveu muitas pesquisas sobre a obra de Machado de Assis. Tal tema está ancorado numa questão ontológica. Buscando evitar essa questão, a noção de devir nos permitiu uma mudança de perspectiva. A vontade de saber sobre a personagem Capitu, presente em muitos teóricos, pareceu-nos um sintoma do privilégio da ontologia em relação à reflexão sobre a alteridade. Pensamos que essa vontade de saber é uma forma específica para assimilar o outro. A narrativa de Casmurro pretende dar uma identidade a Capitu, contrapondo, de forma binária, uma verdadeira Capitu a outra dissimulada. Em função disso, constrói uma lógica causal comprometida com a preocupação ontológica. Impotente diante da alteridade do outro, a consciência do narrador se ressente. Acreditamos que ele escreve como meio de lidar com o ressentimento na sua experiência do passado. Essa escrita, que também lhe escapa como a alteridade do outro, pode proporcionar uma ruptura com a moral do ressentimento, projetando no porvir uma expectativa de modificação. Para tal, recorremos à teoria de Jacques Derrida a fim de demonstrar o devir da escrita no romance Dom Casmurro de Machado de Assis e seu poder transformador.

3. Título: Imprensa como instância de poder : uma leitura das Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto

Aluna: Maria Salete Magnoni

Início: 01/07/2005

Conclusão: 30/04/2010

Orientador: Zenir Campos Reis

Financiamento:

Resumo: A partir de uma leitura do romance, Recordações do escrivão Isaías Caminha, do escritor Lima Barreto, o trabalho procura discutir a representação nele feita da imprensa como instância de Poder. No primeiro capítulo a autora apresenta o que julga mais importante na fortuna crítica sobre o romance desde o seu lançamento até os dias atuais. No capitulo seguinte é abordada a história de Lima Barreto jornalista, as suas tentativas de ingressar no jornalismo profissional, a sua colaboração na pequena imprensa, operária e sindical; e também é contada a história do jornal carioca Correio da Manhã fundado por Edmundo Bittencourt e que foi representado literariamente no romance Recordações do escrivão Isaías Caminha. E por fim, no último capítulo é feita análise do romance para mostrar pontualmente como o narrador-escritor Isaías Caminha constrói a imagem e ao mesmo tempo disseca a anatomia daquilo que Lima Barreto denominou de o quarto poder, ou seja, a imprensa brasileira sua contemporânea.

4. Título: A Paixão segundo Mário de Andrade

Aluno: Pedro Coelho Fragelli

Início: 31/01/2006

Conclusão: 25/11/2010

Orientador: José Antonio Pasta Junior

Financiamento:
Resumo: Este trabalho examina a estrutura sacrificial que se encontra no centro da obra de Mário de Andrade. A primeira parte da tese é uma análise do livro de estreia de Mário, Há uma gota de sangue em cada poema, obra que se organiza como um rito sacrificial em que o próprio eu-lírico figura como vítima expiatória. A parte seguinte do trabalho se dedica a estudar a presença decisiva do sacrifício, em seus diversos aspectos, no projeto estético e na obra literária do autor de Macunaíma, principalmente na poesia. Por fim, a terceira parte da tese estuda uma das formas sacrificiais por excelência que o sacrifício assume na obra marioandradina, a dança dionisíaca. O trabalho procura enfocar as relações entre a solução sacrificial e o esforço extremo, realizado por Mário, de apreensão da formação histórico-social brasileira. Sacrifício, transe e dança são interpretados como formas paradoxais de representação literária de uma estrutura histórica marcada pelas contradições da modernização conservadora e modelada, em suas origens, pela conjunção de capitalismo e escravidão

 

 

2009

1. Título: Remate de males: a música de poemas amorosos de Mário de Andrade

Aluna: Cristiane Rodrigues de Souza

Início: 01/07/2004

Conclusão: 29/04/2009

Orientador: Alcides Celso de Oliveira Villaça

Financiamento:

Resumo: A música percorre a obra de Mário de Andrade como matriz de seu fazer poético. Harmonizando as diferentes faces do poeta arlequinal, sua face musical aparece em Paulicéia desvairada (1922) e em Losango cáqui (1926), assim como nos versos de Clã do jabuti (1927), permanecendo, ainda, em Remate de males (1930) e nos volumes de poesia posteriores. O estudo detido de três grupos de poemas do livro de 1930 Tempo da Maria (1926), Poemas da negra (1929) e Poemas da amiga (1920-1930), realizado nesta tese, permite perceber em que medida a música e a retomada de formas populares, como a estrutura das Danças Dramáticas, moldam os poemas de Mário de Andrade, em que dilemas amorosos do eu lírico são encenados.

2. Título: Canto da língua : Alberto Nepomuceno e a invenção da canção brasileira

Aluno: Dante Pignatari

Início: 01/07/2005

Conclusão: 16/10/2009

Orientador: José Miguel Soares Wisnik

Financiamento:

Resumo: A partir da relação íntima e primordial existente entre palavra e música, este trabalho procura mostrar como o cearense Alberto Nepomuceno (1864-1920), em seu cancioneiro, tenta pela primeira vez, de forma sistemática, criar uma música nacional alinhada à vanguarda de seu tempo.

3. Título: Café: o trajeto da criação de um romance inacabado de Mário de Andrade

Aluna: Tatiana Maria Longo dos Santos e Nogueira Figueiredo

Início: 01/07/2004

Conclusão: 30/04/2009

Orientador: Therezinha Apparecida Porto Ancona Lopez

Financiamento: FAPESP

Resumo: A pesquisa teve como objetivo editar e estudar o trajeto da criação de um romance inédito de Mário de Andrade, Café, considerando, no âmbito da crítica genética, a questão da obra inacabada/ interrompida. A reflexão teórica a respeito da natureza de um texto interrompido/ inacabado, vinculada à análise do manuscrito de uma obra em desenvolvimento, marcada por migrações e permutas com outras obras do escritor, deram base à interpretação ensaística. Iniciado em 1925, este alentado romance do qual o público conheceu dois excertos nas revistas Illustração Brasileira e Movimento Brasileiro, em 1930, e uma parcela mais extensa na série Vida do cantador, em 1943, na Folha da Manhã de São Paulo , compõe-se de numerosas notas de trabalho, planos, esquema, esboços e versões com muitas etapas de redação, admitindo também textos recortados de periódicos e notas de leitura deixadas nas margens de livros. Estas últimas colocam em cena a biblioteca do escritor, como locus creationis. Reunindo textos de variada tipologia documental no grande rascunho que perfaz a escritura, a análise do processo criativo do romance, precedida da organização e da análise documentária do manuscrito deu base à edição genética pretendida. A tese inscreve-se no projeto temático FAPESP/ IEB e FFLCH-USP, coordenado pela Profª. Drª. Therezinha A. Porto Ancona Lopez, Estudo do processo de criação de Mário de Andrade nos manuscritos de seu arquivo, em sua correspondência, em sua marginália e em suas leituras.

4. Título: Aproximação a Paulo Emilio

Aluno: Francisco Roberto Papaterra Limongi Mariutti

Início: 16/03/2004

Conclusão: 13/01/2009

Orientador: Zenir Campos Reis

Financiamento:

Resumo: Não consta.

5. Título: Veto ao modernismo no teatro brasileiro.

Aluno: Giuliana Martins Simões

Início: 01/07/2004

Conclusão: 29/04/2009

Orientador: João Roberto Gomes de Faria

Financiamento: FAPESP

Resumo: A tese apresenta uma investigação acerca da história do teatro brasileiro, nas primeiras décadas do século XX, tendo-se em mente a maneira contrariada com que foram recepcionadas as experiências modernas sonhadas por uma geração de autores, tais como Renato Vianna, Flávio de Carvalho e Oswald de Andrade. Através dos estudos da estética da recepção, especialmente os textos desenvolvidos por Hans Robert Jauss, que dão ênfase ao aspecto histórico da recepção artística, a pesquisa busca compreender como esses autores respondiam aos desafios e questões pertinentes ao horizonte de expectativa de seu tempo. A recusa, como marca de recepção desses experimentos artísticos, não desqualifica a presença da renovação moderna na atividade teatral, ao contrário, os empecilhos encontrados pelos artistas para o desenvolvimento pleno de suas investigações cênicas, a falta de compreensão dos críticos para a análise de encenações modernas, as avaliações feitas a partir de critérios retrógrados, o mal estar provocado entre artistas e produtores, assim como os órgãos especializados em controle e censura que acompanhavam as atividades artísticas – explicitam a efetividade dessas experiências artísticas, e atestam o enfrentamento travado com regras e normas estabelecidas, que constituíam o horizonte estético do período.

6. Título: Graciliano Ramos e a Novidade: o astrônomo do inferno e os meninos impossíveis

Aluno: Ieda Lebensztayn

Início: 01/07/2004

Conclusão: 30/04/2009

Orientador: Alcides Celso de Oliveira Villaça

Financiamento: FAPESP

Resumo: Apresento a Novidade, revista alagoana de 1931 que procurou combater chavões na política e na arte. Foram seus colaboradores: Alberto Passos Guimarães, Aurélio Buarque de Holanda, Aloísio Branco, Carlos Paurílio, Graciliano Ramos, Jorge de Lima, José Lins do Rego, Santa Rosa, Valdemar Cavalcanti, Willy Lewin. Como os jovens desse grupo reagiam ao sem novidades e foram chamados de meninos impossíveis, analiso uma cena de Sem novidades no front, de Erich Maria Remarque, e O mundo do menino impossível, de Jorge de Lima, percebendo no grupo elementos de modernismo, regionalismo, atualidade crítica e preocupação social. A partir de textos de alguns escritores do semanário, esboço seus perfis e apreendo sua postura crítica contra o lugar-comum de miséria, ignorância, violência e política personalista. Centrados nessas questões, sobressaem os textos de Graciliano Ramos na Novidade: o capítulo XXIV de Caetés e as crônicas "Sertanejos", "Chavões" (inéditas em livro), "Milagres" e "Lampião". Constituem a melhor expressão crítica da revista e deixam ver os impasses contidos em estereótipos, que o escritor combateu ao construir suas personagens. Estudo esses textos, vinculando-os a "Nuvens" e "Os astrônomos" (Infância) e, num movimento analítico-interpretativo de cenas e imagens centrais de S. Bernardo, Angústia e Vidas secas, busco a poética, essencialmente ética, de Graciliano Ramos. Desvelando o impasse do intelectual num mundo de violência, ele configurou, artisticamente juntos, os problemas sociais e morais de seus protagonistas, de modo a evidenciar, a um tempo, a ordem social iníqua, a necessidade de compreensão do outro e um sentido de vanidade de tudo. Esforçando-se por compreender as semelhanças e diferenças entre as palavras, as coisas e os seres, resistiu ao lugar-comum por meio da escrita literária.

7. Título: A formação de um enfant terrible: poetização e resistência em A idade do Serrote

Aluno: Jayme Eduardo Loureiro

Início: 01/02/2005

Conclusão: 25/11/2009

Orientador: Luiz Dagobert de Aguirra Roncari

Financiamento:

Resumo: A tese procura examinar A idade do serrote, autobiografia que abarca as memórias da infância e da adolescência de Murilo Mendes, a partir do contexto histórico em que foi concebida (escrita em Roma entre 1965 e 1966 e publicada em 1968) e de sua articulação com os elementos éticos e estéticos que sustentam o projeto poético do autor. De acordo com tal perspectiva, a autobiografia é apreendida como um relato de resistência ao mundo ofendido, relato arquitetado por meio de dois procedimentos absolutamente imbricados: pelo processo de poetização das memórias, poetização fundamentada nas lentes católica e surrealista do autor e que visa à criação de uma atmosfera miraculosa moldada a partir da sacralização do cotidiano e da busca incessante de uma realidade autre; e pelo processo de formação do protagonista-narrador, formação que se dá no encontro com uma galeria de personagens desajustadas e que desemboca na construção do retrato de um enfant terrible, aproveitando-se aqui um termo chave da mitologia pessoal do poeta.

8. Título: Entre a vida e o sonho : contribuições para uma análise crítica do romance Amar, Verbo Intransitivo

Aluno: Luciano Ribeiro de Carvalho

Início: 01/02/2005

Conclusão: 27/11/2009

Orientador: Luiz Dagobert de Aguirra Roncari

Financiamento:

Resumo: No romance Amar, verbo intransitivo, Mário de Andrade propõe, através de uma prosa inovadora e inquietante, uma reflexão sobre as contradições entre indivíduo e sociedade, bem como sobre os rumos da História durante os anos 20, especialmente no período da República de Weimar. Por trás da narrativa do fracasso amoroso, desenrola-se a problematização da efetivação do princípio de prazer em uma sociedade capitalista, ou seja, questões de psicologia estão articuladas com as de classe. Além disso, o romance coloca-nos em contato com o complexo panorama histórico da Europa dos anos 20, especialmente, o da Alemanha, fornecendo indícios da perigosa aventura fascista daquele país. O romance configura dessa forma, problemas fundamentais que caracterizam o século XX e que levaram ao colapso da civilização burguesa ocidental. 

9. Título: Entre a pedra e o vento : uma análise dos contos de Aníbal Machado

Aluna: Márcia Azevedo Coelho

Início: 01/02/2005

Conclusão: 27/11/2009

Orientador: Vagner Camilo

Financiamento:

Resumo: A pesquisa que aqui se apresenta tem como objetivo a análise dos contos mais representativos da obra A Morte da Porta Estandarte, Tati, a Garota e Outras Histórias de Aníbal Monteiro Machado, escritor mineiro, natural de Sabará, e figura singular na literatura brasileira. Embora tenha publicado pouco, Aníbal Machado fora um agitador cultural relevante nas décadas de 20 a 50. Talvez por isso, muito se tenha dito sobre a pessoa e atuação do escritor e muito pouco sobre sua obra. Entre as décadas de 40 e 50, está concentrado o maior número de publicações do escritor, não por acaso, já que esse período, em virtude, principalmente da crescente urbanização no sudeste brasileiro, foi emblemático em se tratando do movimento político-social contraditório; núcleo dos temas tratados pelo contista. A intensa migração populacional para zonas urbanas, e a sobrevida daquela população vítima da modernização conservadora no Brasil, está presente com matizes diferenciados em todos os contos da obra, que se vale de uma galeria de personagens antitéticas, a fim de evidenciar as contradições da estrutura que se forjara em conseqüência de uma insurgente democracia formal. Os contrastes e contradições do Brasil, frente ao projeto ideológico de parte da intelectualidade brasileira - que tomara consciência das massas como parte constitutiva do país ao mesmo tempo em que as considerava incapazes de se desvencilhar da tutela da elite política e intelectual- são desenvolvidos esteticamente nos contos de Aníbal Machado de maneira a tensionar, em ambigüidade fundamental, a forma classicizante da escrita com a abordagem pouco convencional – e de clara influência vanguardista – com que desenvolve os temas. Esta tese aprofunda e amplia a antítese formulada por Cavalcanti Proença que, ao comentar os contos de A Morte da Porta-Estandarte, Tati e Outras Histórias, afirmou ver neles a imagem dos balões  cativos que vai ao espaço criativo e onírico, sem desfixar do solo as amarras de um espírito crítico e atento. Neste trabalho, pôde-se perceber que a antítese é na verdade evidência do engajamento da forma, na medida em que apresenta por meio do embate uma espécie de impasse histórico de nossa sociedade.

10. Título: Oblíquo e fortuito e ao mesmo tempo sutilmente fatal : o ’Kháos’ como instrumento literário em Água Viva, de Clarice Lispector

Aluna: Marcele Aires Franceschini

Início: 31/01/2006

Conclusão: 21/09/2009

Orientador: Valentim Aparecido Facioli

Financiamento:

Resumo: Esta pesquisa foca na natureza caótica e paradoxal de Água viva, de Clarice Lispector, obra publicada em 1973 pela editora Artenova. Entre os vários aspectos estudados, prezou-se trabalhar com o conceito de Kháos empregado na Teogonia, de Hesíodo; bem como com as mais distintas visões da crítica de Lispector a respeito dos princípios de alteridade, de análise do objeto, da ruptura com o cronotopo e do abandono aos padrões romanescos. A autora luta por provar que a qualidade de sua obra está diretamente relacionada ao enfrentamento ontológico e à reflexão aprofundada, captada no momento instantâneo e transcrita em imagens no texto. Mais do que uma obra recheada de personagens, de farto enredo, de situações espáciotemporais e de diálogos, Água viva é uma narrativa livre de molduras, que erige para registrar a coragem literária de uma escritora que não teme trabalhar, sem rédeas ou convenções, com a matéria prima do pensamento.

11. Título: Cada história, uma sentença: narrativas contemporâneas do cárcere brasileiro

Aluna: Maria Rita Sigaud Soares Palmeira

Início: 01/07/2004

Conclusão: 30/04/2009

Orientador: Jaime Ginzburg

Financiamento:

Resumo: Esta tese analisa quatro livros publicados entre 2000 e 2001, quando foi lançado um grande número de livros escritos por homens encarcerados: Diário de um detento, de Jocenir, Sobrevivente André du Rap (do Massacre do Carandiru), de André du Rap e Bruno Zeni, Memórias de um sobrevivente, de Luiz Alberto Mendes, e Vidas do Carandiru, de Humberto Rodrigues. Sustento que a disposição material desses livros e o modo como a matéria narrativa é enformada sejam indícios de que as narrativas do cárcere brasileiro tragam as marcas dos modos de sociabilidade daquele ambiente, em que se reconhece a condição de preso, mas se almeja o estatuto de escritor.

12. Título: Dualidades na poesia de Armando Freitas Filho

Aluno: Mário Alex Rosa

Início: 01/07/2004

Conclusão: 30/04/2009

Orientador: Alcides Celso de Oliveira Villaca

Financiamento:

Resumo: A tese procurou estudar as dualidades na poesia de Armando Freitas Filho, considerando três temas da sua obra – a palavra, a cidade e a morte –, e como, a partir desses núcleos, o corpo se manifesta na sua poesia.

13. Título: A pena e o cadafalso: observações sobre a literatura carcerária relativa ao período do Estado Novo

Aluno: Ovídio Poli Junior

Início: 01/07/2004

Conclusão: 30/04/2009

Orientador: Zenir Campos Reis

Financiamento:

Resumo: Este trabalho tem por objetivo o estudo da literatura carcerária brasileira (escrita no cárcere ou sob a forma de reminiscência), com ênfase nos escritores que viveram durante o período do Estado Novo (1937-1945). A partir do exame de textos de caráter ficcional, epistolar e memorialístico, procuramos investigar como os autores operaram em suas obras a representação do cárcere, ou, mais precisamente, como refletiram sobre o universo carcerário e como o recriaram enquanto matéria literária. No âmbito historiográfico, procuramos demonstrar que o fenômeno do encarceramento percorre a história da literatura brasileira, sobretudo após a instauração do regime republicano. Trata-se de um trabalho de caráter panorâmico, que parte de apontamentos introdutórios para depois aprofundar-se nos autores inscritos no período referido anteriormente, situando mais detidamente alguns pontos que seriam comuns às suas obras e, ao final, procurando esboçar uma caracterização geral acerca da literatura carcerária brasileira. Acreditamos que o estudo dos escritos do cárcere constitui ocasião privilegiada para examinar a questão do resgate da memória histórica e da identidade individual enquanto fenômeno que conduziria à idéia de uma ética e de uma estética da resistência, forjadas sob as injunções da prisão política.

14. Título: Instituições da coisa bélica: tradições de doutrina e jurisprudência, instituições civis e práticas letradas, guerra justa e matéria heróica

Aluno: Ricardo Martins Valle

Início: 01/02/2005

Conclusão: 27/11/2009

Orientador: João Adolfo Hansen

Financiamento:

Resumo: A fim de ler poemas escritos no século XVIII sobre matérias brasileiras, esta tese cruza assistematicamente algumas diferentes fontes de representação de doutrina e de ofícios, implicadas na imitação épica enquanto determinações institucionais da matéria ilustre. Em regimentos católicos ibéricos, estados armados de varões de família com distinção hereditária empenhavam legados familiares nas diversas modalidades de feitorias mais ou menos ilustres, nas correrias e correições, nas carreiras em Leis e em Armas, nas terras cujos sertões se ocupavam em nome de Sua Alteza e dos pactos sujeitos à família real. Neste sentido, poesia heróica, arquivos e cartórios de notas, disputationes metaphysicas, relacção histórica, décadas portuguesas, etc., são séries discursivas dentro de sistemas de distribuição de obediência, uma vez que sejam documentos, monumentos, produção de provas, de atestações, de testemunhos, escritos com os protocolos da Lei. O objeto desta tese é a guerra européia na ocupação de todos os horizontes, com seus modelos reprodutíveis em diversas atualizações institucionais, em apropriações de doutrina, em adaptações de currículos escolares, em representações diplomáticas, em jurisprudência, em poesia épica, em poemas bucólicos, etc. Assim, dos princípios de doutrina à narração de casos exemplares, a averiguação da Verdade e dos verdadeiros particulares, que fornecem veracidade aos verossímeis que os poemas cantam. Com lei, com jurisprudência, com princípios metafísicos, constitui-se e codifica-se a amarração do maquinário institucional do "processo de Conquista da América" ou da "história do domínio português no Brasil" de que os poemas e as histórias faziam parte. Como a guerra está em toda parte, e os ossos dos ofícios também, muitas jurisdições diferentes são mencionadas principalmente no que mutuamente se autorizam, mas mencionadas de forma incompleta, apenas para indicar os ramais dos sentidos e tentar cruzá-los provisoriamente com outra coisa, entre muitos gêneros e espécies de coisas, e entre diversas tradições de doutrina e entre as partes querelantes de tradições com umas divergindo por profissão, em querelas que seguem sendo a guerra miúda da vida institucional, nos lugares e tempos de paz, porque a res da inventio é infinita, com coisas notáveis sobretudo na guerra, e nos direitos que a envolvem. Nos documentos que lê sem disciplina, o recorte desta tese só abrange a matéria, entendida como coisa retórica, ou melhor, entendida a partir de alguns mecanismos instituídos para averiguação das matérias.