O V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira foi realizado entre os dias 25 e 29 de março de 2019.
Informações sobre a Conferência
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Visão Geral
O Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira(SPPGLB) é um evento anual que tem como objetivo proporcionar aos discentes de mestrado e doutorado um espaço para apresentação e debate das pesquisas realizadas nas quatro linhas que compõem o Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira: “A Poesia no Brasil”, “A Prosa no Brasil”, “Historiografia e Crítica Literárias” e “Literatura, as Demais Artes e Outras Áreas do Conhecimento”.
Além das comunicações dos pós-graduandos, o evento conta também com mesas de pós-doutorandos e conferências com especialistas em literatura e outras áreas das humanidades, assim como demais atividades pertinentes ao PPGLB. Este ano o evento contou também com mesas de alunos de iniciação cientifica.
Apresentações e Autores
Edição Completa dos Anais
Caderno V SPPGLB (PDF)
Marina Gialluca Domene
Apresentação
Apresentação (PDF)
Augusto Massi
Nossas boas-vindas (PDF)
Marina Gialluca Domene
Resumos das comunicações
Personagens à margem no conto “Malagueta, Perus e Bacanaço” de João Antônio e no filme A Margem de Ozualdo Candeias
Vinícius Bisterço
Um estudo sobre representações da violência na literatura brasileira em materiais didáticos do Ensino Médio
Juliana de Oliveira Santos
Godofredo Rangel e a Revista do Brasil: testemunhos da criação e publicação
Camila Russo de Almeida Spagnoli
Notas sobre o ralo e mais além
Paulo Vítor Coelho
Pagu e a voz da mulher: vulnerabilidade feminina, resistência política e vanguarda em Parque Industrial
Cecília Silva Furquim Marinho
O Estado tem rosto de homem: violência de gênero no romance Em Câmara Lenta, de Renato Tapajós
Leandra Postay
“A ferida de ser e de existir”: o erotismo trágico em Tu não te moves de ti, de Hilda Hilst
Andréa Jamilly Rodrigues Leitão
linguagem encobridora e reveladora: a sexualidade velada em “Amar, verbo intransitivo”, de Mário de Andrade
Simone Rodrigues Vianna Silva
Figurações do feminino em Lygia Fagundes Telles
Giovana Leme Bardi
O Künstlerroman da Literatura Brasileira: Clarice Lispector e seus personagens artistas
Mariana Silva Bijotti
Machado de Assis e a compressão do tempo nas linhas telegráficas
Rodrigo Silva Trindade
Leitor-crítico, Leitor-poeta: Mário de Andrade lê Machado de Assis parnasiano
Lígia Kimori
Otto Maria Carpeaux, leitor de Machado de Assis
Guilherme Mazzafera S. Vilhena
Oralidade no manuscrito e na primeira edição de Esaú e Jacob, de Machado de Assis
Luciana Antonini Schoeps
“Conspiração da posteridade”: ideia, devir e esgotamento da dramaturgia de peças históricas no romantismo brasileiro
Jéssica Cristina Jardim
O diabo que fala tupi: A representação do diabo em Na aldeia de Guaraparim, de José de Anchieta
Marina Gialluca Domene
Yacala: a consciência como fatalidade
Rafael Tahan
O Zumbi em Arena – Uma leitura de Arena Conta Zumbi através do engajamento do Teatro de Arena
Stephanie da Silva Borges
Veredas da infância: figurações da existência infantil em João Guimarães Rosa
Fernanda Yazbek Rivitti
Rosa em três tempos: ambuiguidade e patriarcado na prosa de João Guimarães Rosa
Lucas Simonette
Figurações do tempo em A Menina Morta, de Cornélio Penna
Admarcio Rodrigues Machado
Do grotesco e do estranho: a presença do rato em “Perdoando Deus”, de Clarice Lispector
Amanda Angelozzi
A velhice da mulher em quatro contos de Clarice Lispector
Carla Casarin Leonardi
Infâncias em recorte: o embate familiar em três narrativas de Clarice Lispector
Lucas Vinícius Aragão da Silva
Entre a fé e a descrença: estudo sobre o sagrado e o profano em Clarice Lispector
Vítor Kenzo Kadowaki
Jabuti sonoro: um estudo sobre as formas da música popular na obra Clã do Jabuti, de Mário de Andrade
André Zanforlin de Oliveira
A luz perturbadora: chiaroscuro em Lavoura arcaica
Cláudia Ayumi Enabe
Perspectivas e ambivalência sobre trabalho e educação no diário de Helena Morley
Felipe Veríssimo Pereira
Jorge Amado e a agonia da escrita: por uma estética do romance proletário no Brasil
Evandro José dos Santos Neto
Comitê Organizador
Diretores
Marina Gialluca Domene, FFLCH-USP
Eduardo Marinho da Silva, Universidade de São Paulo, Brasil
Diretor de Modalidade
Marina Gialluca Domene, FFLCH-USP