V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira

O V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira foi realizado entre os dias 25 e 29 de março de 2019.

 


Informações sobre a Conferência


 

Visão Geral

Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira(SPPGLB) é um evento anual que tem como objetivo proporcionar aos discentes de mestrado e doutorado um espaço para apresentação e debate das pesquisas realizadas nas quatro linhas que compõem o Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira: “A Poesia no Brasil”, “A Prosa no Brasil”, “Historiografia e Crítica Literárias” e “Literatura, as Demais Artes e Outras Áreas do Conhecimento”.

Além das comunicações dos pós-graduandos, o evento conta também com mesas de pós-doutorandos e conferências com especialistas em literatura e outras áreas das humanidades, assim como demais atividades pertinentes ao PPGLB. Este ano o evento contou também com mesas de alunos de iniciação cientifica.


 

Apresentações e Autores

 

Edição Completa dos Anais
Caderno V SPPGLB (PDF)
Marina Gialluca Domene

​​​​​​​

Apresentação
Apresentação (PDF)
Augusto Massi    


Nossas boas-vindas (PDF)
Marina Gialluca Domene

 

Resumos das comunicações


Personagens à margem no conto “Malagueta, Perus e Bacanaço” de João Antônio e no filme A Margem de Ozualdo Candeias    
Vinícius Bisterço

    
Um estudo sobre representações da violência na literatura brasileira em materiais didáticos do Ensino Médio    
Juliana de Oliveira Santos    


Godofredo Rangel e a Revista do Brasil: testemunhos da criação e publicação    
Camila Russo de Almeida Spagnoli    


Notas sobre o ralo e mais além    
Paulo Vítor Coelho

    
Pagu e a voz da mulher: vulnerabilidade feminina, resistência política e vanguarda em Parque Industrial    
Cecília Silva Furquim Marinho  

 
O Estado tem rosto de homem: violência de gênero no romance Em Câmara Lenta, de Renato Tapajós    
Leandra Postay    


“A ferida de ser e de existir”: o erotismo trágico em Tu não te moves de ti, de Hilda Hilst    
Andréa Jamilly Rodrigues Leitão    


linguagem encobridora e reveladora: a sexualidade velada em “Amar, verbo intransitivo”, de Mário de Andrade   
Simone Rodrigues Vianna Silva

    
Figurações do feminino em Lygia Fagundes Telles    
Giovana Leme Bardi    


O Künstlerroman da Literatura Brasileira: Clarice Lispector e seus personagens artistas   
Mariana Silva Bijotti    


Machado de Assis e a compressão do tempo nas linhas telegráficas 
Rodrigo Silva Trindade    


Leitor-crítico, Leitor-poeta: Mário de Andrade lê Machado de Assis parnasiano    
Lígia Kimori    


Otto Maria Carpeaux, leitor de Machado de Assis    
Guilherme Mazzafera S. Vilhena    


Oralidade no manuscrito e na primeira edição de Esaú e Jacob, de Machado de Assis    
Luciana Antonini Schoeps    


“Conspiração da posteridade”: ideia, devir e esgotamento da dramaturgia de peças históricas no romantismo brasileiro    
Jéssica Cristina Jardim  

 
O diabo que fala tupi: A representação do diabo em Na aldeia de Guaraparim, de José de Anchieta    
Marina Gialluca Domene    


Yacala: a consciência como fatalidade   
Rafael Tahan    


O Zumbi em Arena – Uma leitura de Arena Conta Zumbi através do engajamento do Teatro de Arena   
Stephanie da Silva Borges 

   
Veredas da infância: figurações da existência infantil em João Guimarães Rosa    
Fernanda Yazbek Rivitti    


Rosa em três tempos: ambuiguidade e patriarcado na prosa de João Guimarães Rosa  
Lucas Simonette    


Figurações do tempo em A Menina Morta, de Cornélio Penna    
Admarcio Rodrigues Machado 

   
Do grotesco e do estranho: a presença do rato em “Perdoando Deus”, de Clarice Lispector  
Amanda Angelozzi 

   
A velhice da mulher em quatro contos de Clarice Lispector    
Carla Casarin Leonardi    


Infâncias em recorte: o embate familiar em três narrativas de Clarice Lispector    
Lucas Vinícius Aragão da Silva    


Entre a fé e a descrença: estudo sobre o sagrado e o profano em Clarice Lispector  
Vítor Kenzo Kadowaki    


Jabuti sonoro: um estudo sobre as formas da música popular na obra Clã do Jabuti, de Mário de Andrade    
André Zanforlin de Oliveira    


A luz perturbadora: chiaroscuro em Lavoura arcaica    
Cláudia Ayumi Enabe    


Perspectivas e ambivalência sobre trabalho e educação no diário de Helena Morley    
Felipe Veríssimo Pereira  

 
Jorge Amado e a agonia da escrita: por uma estética do romance proletário no Brasil    
Evandro José dos Santos Neto​​​​​​​


 

Comitê Organizador

​​​​​​​
Diretores
Marina Gialluca Domene, FFLCH-USP
Eduardo Marinho da Silva, Universidade de São Paulo, Brasil


Diretor de Modalidade
Marina Gialluca Domene, FFLCH-USP